Testagem em massa de Venâncio já aplicou mais de 12 mil exames rápidos

Olá Jornal
setembro18/ 2020

Desde o dia 27 de julho Venâncio Aires tem realizado testes para detectar a circulação do novo Coronavírus (Covid-19) no município. A testagem em massa é uma estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de alinhar ações e garantir um direcionamento nas medidas de controle social. No município, em quase dois meses de início da ação, mais de 12 mil testes rápidos já foram realizados.

Inicialmente o primeiro lote de exames possui 15 mil unidades. Uma nova compra foi realizada nesta semana de cinco mil testes.

A proposta do Governo Municipal é de alcançar até 40% da população com a testagem em massa. O investimento alcança R$ 1 milhão. A compra foi realizada a partir de processo licitatório realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).

Os testes são realizados em todas as unidades básicas de saúde e em ações volantes nos bairros da cidade, e perímetro rural. No Rio Grande do Sul já foram realizados mais de 800 mil testes no total. Destes, 153,4 mil positivos. Sendo 78,3 mil PCR, outros 72,1 mil testes rápidos e 3,03 mil exames de laboratórios.

Olá Jornal