Terrenos baldios no foco de novas ações da Secretaria de Meio Ambiente

Olá Jornal
outubro16/ 2020

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) iniciou nesta semana vistorias e mapeamentos nos bairros de Venâncio apontando a situação dos terrenos baldios. Anualmente a ação é realizada com a finalidade de evitar a proliferação de vetores (ratos, mosquitos, baratas) e animais peçonhentos com o crescimento das macegas e plantas daninhas. As temperaturas mais elevadas dos próximos três meses também são propícias para esses efeitos.

Passado o primeiro semestre de ano com estiagem e o término do período de inverno com um clima desequilibrado, o número de terrenos baldios em condições inadequadas do ponto de vista sanitário e ambiental aumenta consideravelmente. Entende-se por terreno baldio aquele que possui um proprietário, mas, está em desuso, cuidado e/ ou manutenção do espaço e seja para uma finalidade específica comercial ou de moradia. Por este motivo, o trabalho de fiscalização dos “terrenos sujos”, que é realizado ao longo do ano inteiro, é intensificado de setembro a março.

Na prática, caso o proprietário de um terreno seja notificado pelo Setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, a proceder a limpeza no corrente mês deste ano (setembro/ 2020), e em fevereiro de 2021 for verificado que o imóvel encontra-se sujo novamente, o setor emitirá imediatamente um Auto de Infração com penalidade de multa. Outro fator importante é que o pagamento da multa não exonera o proprietário da obrigação de realizar a limpeza. Mas, caso não a proceda, o Município poderá realizá-la, mediante a cobrança do valor do serviço terceirizado.

De acordo com a Lei Complementar Nº 146, de 5 de dezembro de 2018, que deu nova redação ao Código de Meio Ambiente e de Posturas, os procedimentos administrativos adotados pela SEMMA passaram por importantes alterações que tornaram o processo de fiscalização mais simples e rigoroso. A notificação administrativa passou a ter vigência de um ano e, portanto, dispensa a emissão de uma nova notificação para que seja aplicada a multa.

O valor da multa é calculado de acordo com o tamanho do imóvel

Multa por m²: 0,2 Unidade Padrão Monetária (UPM) do Município

Valor da UPM atualmente: R$ 4,60

Exemplo: Terreno 11×33 (363 m²): 363 m2 x 0,2 x 4,60 = R$ 333,96 (em casos de reincidência, o valor da multa é aplicado em dobro).


Para que um terreno seja considerado limpo, deverá estar adequadamente roçado e drenado, livre de macegas, entulhos, lixos domésticos e demais resíduos. A limpeza do passeio público (calçadas), também é uma exigência.

Além do atendimento rotineiro às denúncias, o Setor de Fiscalização da SEMA está organização um roteiro de vistorias de modo a abranger todos os bairros e centro da cidade. A equipe pretende iniciar as vistorias programadas, na segunda quinzena deste mês.


A Secretaria de Meio Ambiente sugere algumas estratégias para facilitar a manutenção dos terrenos:

– Plantio de grama: Além de ser uma vegetação rasteira e fácil de cortar, ela torna o ambiente mais verde e bonito desestimulando o descarte de resíduos.

– O cercamento desestimula o descarte de resíduos.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal