Terno de Reis: tradição há mais de 30 anos

Olá Jornal
janeiro06/ 2019

O grupo “Seguindo Estrela” formado por João Valdeni Dutra, Dorli Dutra, João Cleomar Pereira e Nestor Antonio Vogt mantém há anos a tradição de Terno de Reis em Vila Palanque.

Eles explicam que o grupo é uma tradição de família e já está formado há cerca de 30 anos. “Neste período, houveram poucas modificações nos membros do grupo, somos quase os mesmos”, complementa Vogt.

Além disso, os integrantes destacam que cantam por que gostam e para quem gosta de ouvir e receber as apresentações. “É inevitável não se sentir feliz durante e ao final das apresentações,” destaca.

Os integrantes que visitam cerca de nove casas por noite durante o período de Terno de Reis, também se apresentam em diversos festivais realizados nos municípios vizinhos e em Venâncio Aires. “Assim como valorizamos passar de casa em casa, acreditamos que participar de festivais também é muito importante”, justifica Vogt.

HISTÓRIA

Terno de Reis é como são chamadas as canções, ou os pequenos grupos de músicos que as realizam, que têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora mais amplamente o Dia de Reis.

A tradição se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados Três Reis Magos, Gaspar, Melchior e Blatazar iniciaram a procura por Jesus no dia 25 de dezembro e o encontraram no dia 06 de janeiro

.

Olá Jornal