Terceiro foco de Dengue é encontrado no Município

Guilherme Siebeneichler
abril13/ 2017

Na manhã da última quarta-feira, 12, foi encontrado o terceiro foco de Dengue no município em apenas quatro meses. Desta vez foi encontrado o mosquito infectado no Bairro Morsch, porém, segundo a equipe da Secretaria de Saúde todas as medidas de segurança como delimitação em um raio de 300 metros e tratamento com larvicida já foram efetuadas.

A descoberta não ocorreu através de armadilhas e sim após uma moradora suspeitar de um mosquito e acionar o Departamento de Endemias que fez análise do local e achou também focos de Aedes Aegypti. Conforme o Bioquímico e Coordenador de Endemias da Secretaria, João Arthur Stahl, ainda em janeiro foram feitos alertas sobre a incidência do inseto. Ele reforça o pedido de atenção, alertando que nesta época, são necessários cuidados redobrados da população. Por isso a Secretaria de Saúde solicita que se mantenha uma rotina de cuidados como manter terrenos limpos, não deixar vasilhames com água acumulada exposta, descartar água acumulada, efetuar manutenção dos vasos de flores retirando a água ou colocando areia, trocar água no recipiente do animal de pouco em pouco tempo e limpar o recipiente.

O Secretário de Saúde, Ramon Schwengber, se mostra preocupado com o terceiro foco encontrado no município desde o início do ano e apela para que o foco positivo do mosquito sirva de alerta para a necessidade do empenho de toda a comunidade no combate ao mosquito. A Secretaria de Saúde apela para que os moradores recepcionem os agentes de endemias e deixem que eles insiram armadilhas e combatam os focos de mosquito da Dengue. S

As equipes da Secretaria de Saúde fazem um trabalho diário no mapeamento e na vistoria das armadilhas, no entanto, é preciso que cada um tenha a responsabilidade de cuidar de suas casas, pátios e terrenos. Schwengber lembra que os agentes visitam as casas e orientam a sociedade. Campanhas de conscientização devem ser realizadas.

CRÉDITO: Coordenação de Comunicação PMVA

Guilherme Siebeneichler