Temporais devem atingir o Rio Grande do Sul na sexta-feira

Guilherme Siebeneichler
outubro05/ 2017

A meterologia alerta para a chance de novos temporais atingirem o Rio Grande do Sul na sexta-feira, 6. Monitoramento climático encomendado pelo Centro de Operações Integrado (COI) da RGE junto a um instituto privado de meteorologia, indica que, ao longo deste mês, pelo menos mais uma sequência de temporais deve chegar ao Estado, causando prejuízos.

Conforme o acompanhamento do clima do COI, nesta quinta-feira, 5, o sol será predominante, mas com a aproximação de uma nova frente fria, já devem ser registradas rajadas de vento de intensidade moderada. Na sexta, a massa de ar avança provocando chuva em todo o território gaúcho, com elevada chance de temporais similares ao do último domingo, 1º.

Outubro deve ter registro de chuva acima da média e ventos com velocidade acentuada, nos dias 24 e 25. No demais dias, a estabilidade deve predominar. Observando os cenários climáticos dos meses anteriores, no entanto, foi afastada definitivamente a formação do fenômeno El Niño para o segundo semestre deste ano.

Contudo, é importante destacar que mesmo estando afastada até o final do primeiro semestre do próximo ano a formação dos fenômenos La Niña e El Niño, as concessionárias intensificam o monitoramento do clima neste final de ano, quando é registrado o período de temporais na região Sul do Brasil, assim como ocorreu no final de semana.

Para amenizar impactos à população a RGE e RGE Sul têm estratégias definidas para atuar em casos de contingências e com poder de mobilização para atender às possíveis ocorrências. Segundo a RGE e a RGE Sul, por causa do volume de ocorrências, os Call Centers da RGE (0800 970 0900) e RGE Sul (0800 707 7272) podem passar por congestionamentos em determinados momentos.

Guilherme Siebeneichler