Temendo colapso na saúde por conta da Covid-19, Venâncio altera fluxos de atendimentos

Olá Jornal
fevereiro10/ 2021

O avanço no número de casos de Covid-19 leva a prefeitura de Venâncio Aires a modificar o fluxo de atendimento de casos suspeitos e confirmados. A mudança anunciada nesta quarta-feira, 10, orienta a população para onde procurar ajuda a partir dos sintomas que possui. A medida, conforme o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), busca evitar o colapso da saúde. “Nos preocupamos muito com a situação que pode acontecer de um colapso na saúde de Venâncio Aires nas próximas semanas ainda mais que na semana que vem tem o Carnaval”, alerta.

Apesar de as atividades carnavalescas estarem canceladas, o período preocupa. Segundo Jarbas, o Centro de Atendimento Respiratório (CAR), a UPA e o hospital (tanto setor Covid como leitos de UTI) estão lotados.

O fluxograma de atendimento foi organizado pela médica infectologista Sandra Knudsen. A especialista chama atenção, mais uma vez, para que os pacientes não esperem a falta de ar para buscarem atendimento. Além disso, ressalta que todos precisam de acompanhamento. “Todo paciente com suspeita ou confirmação de Covid precisa ser avaliado com profissional da saúde, não dá para ficar em casa e esperar a falta de ar. A falta de ar é um sinal tardio da doença”.

Para isso, o serviço de Venâncio Aires organizou o serviço de acompanhamento e monitoramento dos pacientes com Covid. Sandra reforça que todo o paciente pode e deve ser acompanhado, ou por telefone ou até por visitas domiciliares, profissionais de saúde que vão até a residência acompanhar o paciente. O nível de acompanhamento vai depender de cada caso.

ENTENDA O FLUXO DE ATENDIMENTOS:

Pacientes suspeitos ou com Covid-19 e com falta de ar, confusão mental, dor torácica e desmaio devem buscar atendimento na UPA ou no Pronto Atendimento do HSSM.

Pacientes com suspeita de Covid-19, sem falta de ar ou dor torácica, mas com outros sintomas (dor de cabeça, mal estar e dor no corpo) devem procurar ajuda em Unidades Básicas de Saúde, Médico de Confiança ou no Centro de Atendimento Respiratório (CAR) junto à unidade de saúde do bairro Gressler. Segundo orientação todos os pacientes receberão atendimento da enfermagem para análise de fatores de risco, fatos clínicos e posterior encaminhamento médico.

Telefone para orientações: 2283-0773 ou 9 97996570

FISCALIZAÇÃO REFORÇADA NO CARNAVAL

Paralela às medidas de saúde, a fiscalização contra aglomerações também será reforçada no período de carnaval em Venâncio Aires. QGs estão proibidos, bem como eventos que não possuem prévia autorização escrita do Município. Locais previamente licenciados podem ter festas familiares, desde que autorizadas e limitadas a 70 pessoas. Para festas em residências ou na rua, segue a regra das 10 pessoas. Acima deste número é configurada aglomeração.

A Administração Municipal adiante que haverá operações de fiscalização em parceria com a Brigada Militar e Departamento de Trânsito. Irregularidades cabem registro de Termo Circunstanciado e multa no valor de R$ 1.132,00 para o responsável e ou proprietário do Imóvel. Os estabelecimentos ainda ficam sujeitos à interdição imediata de 15 dias. Denúncias podem ser encaminhadas à BM ou pelo telefone 51 9 95630569.

FOTO: Divulgação/AI PMVA

Olá Jornal