Tele cuidado Unisc oferece serviços de atendimento e acolhimento gratuitos à comunidade

Olá Jornal
março28/ 2020

Como forma de auxiliar no combate ao Coronavírus, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) lançou dois serviços gratuitos à comunidade que estarão em operação a partir desta segunda-feira, 30 de março. Elaborado com o aporte técnico do Setor de Informática da Instituição, o Tele Unisc disponibiliza atendimentos de Medicina e Acolhimento à pessoa idosa para a população de Santa Cruz do Sul e região. As pessoas que necessitarem de auxílio poderão ligar para o fone (51) 3717-7300.

O atendimento de Medicina ocorre diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 19 horas. O objetivo é esclarecer dúvidas a respeito da pandemia do Coronavírus e realizar a triagem das pessoas que ligarem e o devido encaminhamento dos casos suspeitos, com a finalidade de receberem o atendimento adequado. A equipe é composta por alunos concluintes do curso de Medicina, acompanhados e orientados por médicos atuantes em Santa Cruz do Sul.  “O Covid-19 é uma nova variante do Coronavírus, um vírus responsável por casos de resfriado comum. A diferença é que apresenta alta taxa de transmissão entre a população e, em algumas vezes, com evolução desfavorável, gerando preocupação  mundial, como todos estão cientes”, destacou a coordenadora do curso de Medicina, professora Tatiana Kurtz.

Já o Acolhimento à pessoa idosa será feito pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania da Universidade, de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 19h. O objetivo desse trabalho é acolher as pessoas com mais de 60 anos no momento da crise do Coronavírus em que essas pessoas estão em isolamento social. “É uma ação relevante para que essas pessoas se sintam lembradas e acolhidas pela Universidade, pois estaremos ligando e atendendo as ligações das pessoas, para que saibam que podem contar conosco neste momento difícil”, frisou a coordenadora do Mestrado em Psicologia, professora Silvia Virginia Coutinho Areosa.

De acordo com o pró-reitor Acadêmico da Unisc, professor Rolf Fredi Molz, o serviço será oferecido até que haja certeza de que a pandemia está controlada e os serviços de atendimento normalizados. “Além disso, estamos preparando uma terceira atividade que será anunciada na próxima semana, consistindo em um atendimento psicológico, com a participação de mestrandos e profissionais da área da Psicologia. São ações que a Universidade considera pertinente neste momento que a comunidade necessita de auxílio”, salientou.

Olá Jornal