Técnicos agrícolas em distritos devem ser contratados até abril

Olá Jornal
fevereiro22/ 2018

O projeto de lei que vai garantir a contratação de profissionais da área agrícola faz parte das prioridades da Secretaria Municipal de Agricultura. A proposta, que está no pacote de promessas da atual gestão, objetiva melhorar a produção agrícola nas pequenas propriedades rurais. A matéria deve ser enviada ao Legislativo Municipal até o fim de março.
Conforme o secretário André Kauffmann (PTB), a iniciativa pretende melhorar a construção de políticas públicas para diversificação. “Este projeto pretende garantir mais suporte técnico aos nossos agricultores,” destaca.
Atualmente, o apoio dos orientadores agrícolas no âmbito municipal é feito por meio de convênio com a Emater/Ascar. O objetivo da Prefeitura é de garantir a contratação dos profissionais ainda no mês de abril. Inicialmente, devem integrar o programa cinco profissionais do tipo. Entretanto, até o fim do governo a expectativa é de garantir um técnico em cada distrito. Além da sede, o município é dividido em oito áreas.
A secretaria de Agricultura espera apresentar os primeiros contratados, que serão efetuados de forma emergencial (sem a necessidade de concurso, mas com prazo de atuação) durante a 1ª edição da Agrofeira, que será realizada entre os dias 17 e 21 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão. O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Emater/Ascar, Sindicato do Trabalhador Rural e o Sindicato Rural. A proposta é de reunir produtores rurais, entidades voltados ao campo e ainda empresas e agroindústrias.

PARCERIAS
Entre as ações para garantir a presença de um técnico agrícola por distrito, está a parceira com a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). O objetivo é de aliar experiência e qualificação no campo para ampliar as oportunidades do setor primário. “Defendemos o tabaco, mas queremos garantir apoio as outras culturas, com aumento de renda dos nosso produtores,” lembra o prefeito Giovane Wickert (PSB).

TÉCNICOS
Além do convênio com a Emater, a prefeitura de Venâncio Aires possui três técnicos agrícolas contratados. Já a entidade de assistência rural conta com cinco técnicos agrícolas, um engenheiro agrícolas e dois engenheiros agrônomos.

Olá Jornal