Tarifa de água da Corsan vai ficar 11,45% mais cara no Estado

Guilherme Siebeneichler
junho01/ 2016

Os gaúchos vão pagar mais caro pela água a partir de julho. A Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) vai reajustar a tarifa em 11,45%. O aumento foi homologado pela Agência Reguladora (Agergs) no último dia 24 de maio e publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 30. A nova tabela tarifária passa a vigorar em 1º de julho de 2016.

De acordo com a Corsan, o reajuste busca assegurar o “equilíbrio econômico-financeiro da Companhia, necessário para a manutenção dos serviços de água e esgoto com qualidade e responsabilidade”.

A Corsan afirma que o atual cenário de recessão econômica e o aumento do custo de insumos, como energia elétrica, pesaram para a aplicação deste aumento.

A companhia também sustenta que o percentual é inferior aos reajustes recentes efetuados por outras companhias de saneamento, como a mineira Copasa (13,9%), a CAB Cuiabá (16,8%) e paraibana Cagepa (21,71%).

Com os novos valores, o preço de mil litros de água será R$ 4,90 na tarifa básica, que é a categoria utilizada pela maioria dos clientes da Corsan.

Guilherme Siebeneichler