Tabajara Ruas será o patrono da 17ª Feira do Livro de Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler
junho20/ 2016

A comissão organizadora da 17ª Feira do Livro de Venâncio Aires divulgou na tarde desta segunda-feira, 20, o nome do patrono da edição deste ano. O escritor e cineasta Tabajara Ruas será o homenageado no maior evento literário do município. A escolha do nome segue o movimento adotado pelos organizadores em edições passadas de trazer o patrono ligado a outras áreas da cultura, além da literatura.

Outra novidade inclue a realização da 6ª Mostra de Trabalhos Técnicos e Científicos (MOSTRATEC) junto ao evento, durante os 4 dias. Serão expostos aproximadamente 55 trabalhos realizados na rede municipal de ensino.

Agregado ao nome do patrono, o 8º concurso literário municipal incluiu novas categorias, que vão abranger a produção de charges e também de curtas-metragens ou documentários, de pequena duração.  Detalhes do regulamento serão divulgados em breve.

O PATRONO

Tabajara Ruas publicou no Brasil seis romances: A região submersa, O amor de Pedro por João, Os varões assinalados (considerado um dos trinta melhores livros dos últimos 30 anos por Zero Hora), Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez (personagem-título considerado um dos 20 melhores do século XX na literatura gaúcha por Zero Hora), Netto perde sua alma (Troféu Açorianos de melhor romance/1996) e O fascínio.

Atuando no cinema desde 1978, Ruas trabalhou em diversos projetos, todos várias vezes premiados. Dirigiu juntamente com Beto Souza o longa-metragem Netto perde sua alma (2001), vencedor de 14 prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema. Participou dos longas Kilas, o mau da fita, de José Fonseca e Costa/1978/Portugal (roteiro), Um S marginal, de José Caetano/1978/Portugal (assistência de direção), Anahy de las Misiones, de Sérgio Silva/1997 (roteiro final), Concerto campestre, de Henrique de Freitas Lima (roteiro), Oeste, de Chico Faganello (roteiro).

Tabajara Ruas foi escolhido como um dos dez melhores escritores da literatura gaúcha. Durante a edição da 47ª Feira do Livro de Porto Alegre/RS 2001, recebeu o Prêmio Erico Verissimo, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre, pela importância e relevância do conjunto de sua obra.

FEIRA DO LIVRO 

A Feira do Livro de Venâncio Aires acontece de 1º a 4 de setembro de 2016, no Centro de Eventos São Sebastião Mártir. Integrarão as programações o autor Gustavo Finkler e o Poeta e MC “Chiquinho DiVilas”. Além de apresentações teatrais e musicais ao longo dos dias de feira.

Guilherme Siebeneichler