Tabaco em debate na África do Sul e preparação para a COP8

Olá Jornal
março12/ 2018

A Conferência Mundial sobre Tabaco e Saúde (WCTOH) além de discutir ações globais de saúde pública, é evento preparatório para a 8ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP8), que ocorre este ano no mês de outubro. Durante o evento desta semana, ocorrido na Cidade do Cabo, África do Sul, foram divulgadas informações atualizadas sobre os custos do tabagismo.

De acordo com dados da 6ª edição do “Atlas do Tabaco”, elaborado pela Associação Americana do Câncer (ACS) e pela Organização de Saúde Vital Strategies, o consumo de cigarro custa por ano US$ 2 trilhões à economia mundial, o que representa cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) global. O tabaco é, além disso, a causa de 7 milhões de mortes por ano (5,1 de homens e 2 de mulheres), sendo que quase 900 mil delas são por culpa da fumaça de terceiras pessoas. O evento de saúde também discutiu formas e medidas de combate ao tabagismo.

Entraram na pauta ações como; aumento de tributos, maços de cigarros genérico e fim da publicidade em pontos de venda.

As discussões promovidas são uma prévia do que será pautado na COP8, que neste ano ocorre entre os dias 1º e 06 de outubro. A participação de representantes da cadeia produtiva do tabaco ainda é discutida, já que o período de realização do evento é no fim de semana de eleições no Brasil. Prefeitos devem se organizar para acompanhar os debates na Suíça.

Olá Jornal