Tabaco em debate – Coluna da COP9

Olá Jornal
novembro13/ 2021

DEBATE VIRTUAL

A realização da COP9 em formato online também entra para a história como uma das edições mais desafiadoras com mais de 1.200 participantes nos debates. O evento foi transmitido direto da Organização Mundial da Saúde (OMS) onde esteve presencialmente a equipe de organização da Convenção. Já as delegações participaram virtualmente diretamente de seus 161 países. Da mesma forma a imprensa de todas as partes do mundo, direto de suas casas e escritórios. Entre eles o Olá Jornal que está credenciado oficialmente e acompanha em cima do lance. No geral, o evento atendeu ao que se propôs sem falhas técnicas graves que impedissem ou prejudicassem a participação. A decisão de não discutir a maioria dos temas facilitou o trabalho ancorado por tradutores, intérpretes, editores, redatores e técnicos.

Equipe de trabalho na sede da OMS, em Genebra na Suíça, durante a COP9

QUEM FINANCIA

Encerrada a COP9, a corrida agora é pela busca de financiadores para o avanço global do controle do tabaco. O lançamento de um fundo de investimento durante o evento oferecerá uma terceira fonte de apoio para ajudar nos esforços globais de controle do tabagismo, o que estabelece uma base para a estabilidade financeira para a implementação da CQCT. O fundo complementará as receitas existentes recebidas dos países por meio de contribuições estimadas e apoio extraorçamentário. A nova iniciativa irá gerar contribuições financeiras além do setor tradicional de saúde, estabelecendo um fundo de investimento de capital, cuja receita obtida será usada para apoiar as atividades da Convenção.

UNIÃO DOS PAÍSES

Os discursos de encerramento buscaram destacar a união dos países na implementação de políticas de saúde pública e controle do tabaco. “A COP9 demonstrou o desejo das Partes de avançar e tomar decisões sobre o futuro do controle do tabaco, garantindo que continuemos a fazer progressos até a COP10”, afirmou o presidente Esmaeil Baghaei Hamaneh. Da mesma forma, a chefe do Secretariado enalteceu o recorde de participação com 161 delegações do total de 182 países membros do tratado. “Este registro fala muito sobre nosso compromisso com a implementação da Convenção – uma ferramenta que sabemos ser adequada para o propósito”, declarou Adriana Blanco Marquizo.

OLHAR DA IMPRENSA

A participação inédita da imprensa durante as sessões COP9 foi destacada pela chefe do Secretariado, Adriana Blanco Marquizo. Segundo ela, jornalistas de todo o mundo puderam participar e observar o trabalho. “Este é um desenvolvimento importante, pois demonstramos nosso compromisso com a transparência e o desejo de um escrutínio justo em relação à implementação da CQCT da OMS e ao funcionamento de nosso corpo diretivo”. Como mídia credenciada, o Olá Jornal fez parte desse momento histórico acompanhando de perto os debates de dentro das salas de reuniões. Adriana ainda ressaltou que são os países quem tomam as decisões e o Secretariado apoia o trabalho com informações que as sustentam. Isso porque a OMS tem sido questionada por entidades representativas de usuários de produtos de tabaco e nicotina de orquestrar o andamento do tratado, impondo decisões aos países.

OLÁ PANAMÁ

A América Latina volta a ser a casa da COP, após 11 anos. A última vez foi em 2010, quando a COP4 foi sediada no Uruguai, e retornará em 2023, com a COP10. Mas desta vez no Panamá. “É hora de voltarmos à região”, afirmou  a chefe do Secretariado, Adriana Blanco Marquizo, que é do Uruguai. Embora seja um dos países que mais avançou no combate ao tabagismo, o Panamá enfrenta o desafio de combater o contrabando. Dados apontam que 70% do cigarro consumido por lá seja ilegal. O coordenador da região das Américas para a COP10 será o Canadá. Neste ano era o Brasil. Já a presidente da COP10 será a Sra. Zandile Dhlaminin, do país africano Essuatíni, que ainda nesta sexta-feira, 12, após o anúncio, se manifestou honrada em assumir a liderança do evento e comprometida em ajudar a garantir o controle do tabagismo. Os vices-presidentes da COP10 serão representantes da Austrália, Uruguai, Sri Lanka, Holanda e Oman.

Foto: Secretariat of the WHO FCTC / P. Albouy

Olá Jornal