Tabaco da BAT Brasil é 100% certificado

Olá Jornal
outubro28/ 2021

A BAT Brasil, ex-Souza Cruz, continua liderando o setor de Tabaco no país em iniciativas inovadoras e sustentáveis. Neste ano, a empresa sai na frente com mais uma conquista inédita: a Certificação de 100% da Produção Integrada. O feito qualifica o tabaco produzido pelos produtores integrados à BAT Brasil como sustentável e com qualidade superior, permitindo que seja cada vez mais competitivo no mercado global.

A novidade também traz uma série de benefícios à Produção Integrada à BAT Brasil. A certificação, torna possível comprovar a origem do tabaco, os métodos empregados no cultivo e a sua relação direta com as demandas ambiental, econômica e social. Este processo de rastreabilidade garante ao mercado o nível de qualidade e segurança do tabaco produzido.

“Esse título reforça o compromisso da empresa com os produtores integrados, que são os principais responsáveis pelos ótimos resultados alcançados. Além disso, destaca o cuidado da BAT Brasil em seguir as práticas da agenda global de ESG, buscando sempre os melhores resultados em responsabilidade social, aplicação das melhores práticas de governança e em preservação ambiental além de trazer a prosperidade do sistema integrado de produção.”, declarou Paulo Favero, Gerente Regional de Produção Agrícola da BAT Brasil.

Produtores Integrados à BAT Brasil, Joel Junkherr e sua esposa, Alexandra Junkherr, enxergam na Certificação uma oportunidade para comprovar a pureza da cultura e ter mais tranquilidade na hora da comercialização.

“A PI tabaco tornou-se para nós, produtores, muito importante porque agora existe um controle mais detalhado, uma produção mais responsável, proporcionando melhores resultados para a safra. Além disso, enxergamos como uma possibilidade de maior rentabilidade, porque na hora de beneficiar ou exportar esse tabaco temos uma garantia maior por ser um produto que tem procedência. Essa certificação veio em boa hora já que a rastreabilidade do produto comprova sua pureza tanto em qualidade como livre de resíduos de agrotóxicos e materiais estranhos”, declaram.

SOBRE A CERTIFICAÇÃO

A Produção Integrada do Tabaco – PI Tabaco surgiu da adesão do Sinditabaco e de empresas afiliadas ao projeto de Produção Integrada de Produtos desenvolvido pelo Governo Federal para diversas culturas. Além do MAPA e do Inmetro, o programa conta com a participação da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e de uma certificadora independente, o Instituto Certifica, que auditou todas as etapas pelas quais o tabaco passa.
Em 2016, apenas três anos após a publicação no Diário Oficial das normas técnicas específicas, a BAT Brasil se tornou pioneira no setor de tabaco ao certificar 357 toneladas de tabaco produzido. Ainda em 2017, passou a certificar 100% das produções de tabaco Dark e Maryland, e já em 2020, 258 produtores integrados tiveram suas produções certificadas.
Agora, em 2021, o título atestou a importância do sistema integrado, a sustentabilidade e rastreabilidade de 100% da produção de tabaco da BAT Brasil, demonstrando que a parceria entre integrador e integrado no setor de tabaco é um case de sucesso no agronegócio.

CRÉDITO: AI BAT BRASIL

Olá Jornal