Supersafra de grãos também em Venâncio Aires

Janine Niedermeyer
abril20/ 2017

Em todo o Rio Grande do Sul a supersafra de grãos é comemorada pelo setor primário. A expectativa é de encerrar a atual safra com 18 milhões toneladas de soja colhidas. Em Venâncio Aires os números finais devem ser divulgados em junho, entretanto, a produção municipal segue a tendência gaúcha e deve ser recorde. A safra de milho no território venâncio-airense deve fechar o atual ciclo com incremento de 5%.

No município a área plantada com soja abrange 3,6 mil hectares na atual safra. A produção deve registrar crescimento de 14% e fechar o período com 11,4 mil toneladas colhidas. A produção de milho em grãos deve encerrar o período com 97,5 mil toneladas de produção.

A expectativa da Emater/Ascar é de que a colheita ocorra até o fim de maio nas duas culturas agrícolas. Conforme o gerente do escritório local, Vicente Fin, o ganho de produtividade é reflexo do clima. “Especialmente o incremento se deve a irrigação. Tivemos um período de chuvas adequadas que garantiram aumento na produção. Isso aliado a boa qualidade de sementes e do solo,” explica.

ESTADO
De acordo com o Informativo Conjuntural Emater, conveniada da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, divulgado nesta semana, a cultura do milho segue sem maiores problemas no Rio Grande do Sul. As lavouras registram excelente produtividade, que em alguns casos ultrapassa os 10 mil quilos por hectare.

“É bem provável que a produtividade média da atual safra ultrapasse o registrado ano passado, que foi de 6,4 mil quilos por hectare”, destaca a diretor técnico da Emater, Lino Moura.

A soja é outra cultura que se encaminha para a finalização, com 65% da área já colhida e outros 30% já em ponto de colheita. Assim como no milho, as produtividades seguem superando as expectativas, indicando que ficarão acima do ano passado, 2.981 kg/ha.

Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini

Janine Niedermeyer