Supermercados confirmam queda de 12% nas vendas de ovos de Páscoa

Guilherme Siebeneichler
abril17/ 2017

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) divulgou, neste domingo, 16, que o setor encerrará a Páscoa 2017 comercializando 6,5 milhões de ovos de chocolate em todo o Rio Grande do Sul, uma queda de 12% nas vendas em relação ao ano passado. O montante estava nas expectativas iniciais de vendas desenhadas pelos empresários do ramo supermercadista para o feriado santo.

De acordo com o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, as redes efetuaram uma compra de ovos de Páscoa menor, em volume, na comparação com o ano passado, o que garantirá uma sobra de produtos muito pequena nas parreiras a partir nesta segunda-feira. “Ao contrário dos outros anos, o varejo e a indústria analisaram cuidadosamente os desejos dos consumidores e definiram com precisão o mix e a quantidade de ovos expostos. Enquanto em anos anteriores a sobra de ovos de chocolate após o domingo de Páscoa chegava a 4%, neste ano a sobra não ultrapassará 1%”, explica Longo.

Segundo a Agas, pela primeira vez, barras de chocolate e caixas de bombons ganharam representatividade na preferência dos consumidores, em detrimento dos tradicionais ovos de chocolate. “O setor comercializou 6 milhões de caixas de bombons, número similar ao de ovos de Páscoa. O gaúcho segue querendo presentear em média 4 pessoas do seu convívio, mas está em busca do menor preço. Por isso se evidenciaram os pequenos chocolates”, sublinha o presidente da Agas.

PESCADOS

Já na Sexta-Feira Santa, o setor comercializou 520 toneladas de pescados, além de vinhos e de azeites. Para o domingo de Páscoa, a procura por carne para churrasco, cervejas, refrigerantes e sobremesas teve grande crescimento. “Este foi um feriadão de muitas comemorações em família e de menos chocolate”, resume Longo.

DESCONTOS

Cerca de 35% consumidores deixaram as compras para a última hora, com a expectativa de que os supermercados realizariam promoções especiais de ovos de Páscoa. De acordo com Longo, nos três últimos dias, houve descontos de cerca de 20%. “Mas quem preferiu garantir seu ovo favorito antecipou as compras”, observa.

Este comportamento de antecipação na compra de chocolates ficou mais evidente entre os gaúchos que adquiriram os chamados “ovos premium”: de acordo com Longo, as vendas deste tipo de ovo de Páscoa com maior valor agregado mantiveram-se estáveis em relação a 2016, e representaram cerca de 15% do total de ovos comercializados.

Guilherme Siebeneichler