• Hoje é: sábado, novembro 18, 2017

Suicídio na região é tema de evento na Univates

Guilherme Siebeneichler
agosto10/ 2017
Com o objetivo de contextualizar os cenários frente ao suicídio na região do Vale do Taquari e no estado, além de discutir e problematizar situações de risco e práticas de cuidado, o curso de Psicologia da Univates promove, juntamente com o Diretório Acadêmico (D.A.) do curso, a II Jornada da Psicologia. O evento é voltado a estudantes e profissionais da área e ocorre na próxima segunda e terça-feira, dias 14 e 15, na parte da manhã e noite. As atividades são gratuitas e envolvem apresentação e discussão pensadas na realidade social.
”O assunto suicídio tem grande relevância e deve ser abordado dentro do espaço acadêmico, principalmente pelo fato de que inúmeras pesquisas têm apontado a região do Vale do Taquari com altos índices de suicídio”, conta a integrante do D.A. e estudante Ana Luísa Freitag. “A aproximação dos acadêmicos com os profissionais da rede de saúde é fundamental, pois contribui para o processo de formação profissional e também no cuidado ofertado às pessoas em situação de sofrimento”, completa.
Confira a programação:
No dia 14, às 8h30min, uma atividade cultural abrirá o evento. Na sequência, às 9h, ocorre a conversa “Contextualizando os cenários frente ao suicídio na região e no Estado: a Rede de Atenção à Saúde Mental e as notificações”. As atividades ocorrem no auditório do Prédio 7.
Já na parte da tarde, a partir das 14h, adolescentes e suicídio tornam-se ponto de discussão ao relacionar a série Thirteen Reasons Why. Essa atividade ocorre na sala 104 do Prédio 12.
Às 20h a Jornada conta com a palestra “A (im)possibilidade do suicídio”, que ocorre no auditório do Prédio 7.
Na terça-feira, dia 15, às 9h, haverá a discussão “Suicídio: o que mostram os estudos em diferentes contextos”. À noite, às 20h, “Situações de risco: diagnóstico e práticas de cuidado” são tema de conversa.