Subcomissão da Câmara vai investigar crise no setor leiteiro

Guilherme Siebeneichler
agosto16/ 2017

“O quadro no campo é desesperador”. Assim resumiu a situação dos produtores de leite o diretor da Fetag/RS, Pedro Signori, que representou a entidade na audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura da Câmara dos deputados, em Brasília, nesta terça-feira, 15. Solicitado pelo deputado Heitor Schuch (PSB/RS) e outros parlamentares, o encontro tratou sobre o impacto do aumento das importações sobre a cadeia leiteira nacional. Conforme Signori, pelo menos 2,5 mil famílias gaúchas estariam vendendo as vacas e abandonando a atividade, em função da queda do preço ao produtor nos últimos meses e da incapacidade de manter o negócio.

O parlamentar fará parte da Subcomissão do Leite da Câmara, que irá se debruçar sobre o tema e cobrar medidas urgentes. Dados da Secretaria de Comércio Exterior indicam que, somente no primeiro trimestre de 2017, o Brasil já importou 35,4 mil toneladas de leite em pó e de outros leites, 76% mais do que em igual período de 2016. O deputado Schuch chegou a defender a instalação de uma CPI para investigar essa entrada “desmedida” do produto, especialmente uruguaio. “Tem árvore dando leite no Uruguai, só pode. Porque não é possível que um país com esse tamanho e rebanho produz tanto. Tem algo por trás disso”, sintetizou. “O governo federal precisa se posicionar sobre isso e dar um freio nas importações”.

Schuch lembra que há relatos indicando queda de até 0,20 por litro em relação ao mês passado.  O problema se acentua porque nos últimos anos, incentivados por cooperativas, indústrias e governo, os agricultores promoveram investimentos na propriedade e agora não têm como pagar. “Se não forem tomadas providências o governo pode preparar um programa de refinanciamento, porque ninguém vai conseguir honrar as dívidas”, alertou.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa Heitor Schuch (PSB)

Guilherme Siebeneichler