STR Venâncio Aires comemora 55 anos e relembra lutas e conquistas dos agricultores

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires realizou neste sábado, 13, evento para marcar os 55 anos de fundação. Com a presença de lideranças locais, regionais e estaduais, na sede da entidade, foram realizadas homenagens e o resgate histórico das ações idealizadas pelo sindicato. Presente nas lutas para garantir os direitos dos pequenos produtores rurais, o STR segue envolvido na defesa dos direitos previdenciários para os agricultores.

Durante ato solene, o presidente do STR, Claudio Fengler, destacou  as mobilizações que já foram realizadas pelo sindicato e os movimentos atuais na defesa dos direitos já conquistados. “É preciso manter as lutas, temos o apoio de deputados e vamos trabalhar em conjunto para evitar prejuízos aos trabalhadores rurais,” ressalta.

Participando do ato, o prefeito Giovane Wickert (PSB) lembrou que o STR tem papel fundamental e histórico no desenvolvimento do município. “Antes mesmo da Prefeitura estar em contato com os produtores, o sindicato já tinha políticas de assistencialismo. É no sindicato que são realizadas as mobilizações.”

O deputado estadual, Elton Weber (PSB) também integrou o evento e fez um resgate das conquistas garantidas pelo movimento sindical. “Foi por meio dessas lutas que os pequenos agricultores conquistaram a aposentadoria, o crédito rural e programas de moradias. Por isso é fundamental essa união, pressionando o governo a não cortar os direitos já conquistados.”

Para o deputado federal, Heitor Schuch (PSB) as mobilizações realizadas pelos agricultores repercutem em Brasília. “A reforma da previdência quer tirar a aposentadoria só dos pequenos, nos grandes salários o governo não mexe. Por isso as mobilizações realizadas aqui também repercutem no capital federal. Caminhamos muito e temos muito ainda pela frente, para ter mais conquistas aos nossos agricultores.”

HOMENAGEM

Na solenidade, a direção do STR V.Aires homenageou Elzira Kroth, que liderou os movimentos no fim da década de 1980, em prol da aposentadoria rural. Junto com o presidente do sindicato, Aluísio Siebeneichler, entregou nas mãos do vice-presidente, Itamar Franco, abaixo assinado, com apoio de 33 mil pessoas de Venâncio Aires e região, sobre a proposta de aposentadoria aos agricultores.

Guilherme Siebeneichler