Sorrindo para o Futuro vai ampliar abrangência em Venâncio e região

Janine Niedermeyer
dezembro28/ 2016

Desenvolvido a partir de 2005 em Venâncio Aires, o programa Sorrindo para o Futuro ganhará um novo gás a partir de 2017. O Serviço Social do Comércio (Sesc) no município resolveu abraçar o desafio de ampliar as ações, o que vai transformar uma abrangência hoje de quatro mil crianças, para 10 mil no novo ano letivo, incluindo a Capital do Chimarrão e outras seis cidades.

Em Venâncio, as atividades focadas na saúde bucal foram aplicadas ao longo deste ano em 11 escolas, de ensino infantil, fundamental e médio, além do Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva). Participaram 955 crianças, sempre acompanhadas por monitoramento de profissionais da área.

AMPLIAÇÃO
A gerente da unidade local, Diane Lacerda Araujo afirma que o programa irá aumentar no mínimo em 3x os números atuais em Venâncio. “Queremos buscar a totalidade dos alunos das escolas municipais e estaduais até o 5º ano”.

Esse processo se dará, segundo explica a profissional, através da Secretaria de Educação. “O Termo de Adesão para estas é feito em um único documento, incluindo todas as participantes do município. Para as escolas estaduais, que também serão contatadas, é feito um termo de adesão por escola”.

Conforme Diane, a partir de janeiro, além de Venâncio as outras oito cidades de abrangência do Sesc local serão visitadas. “Seis delas já tem adesão ao programa (Mato Leitão, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Vale Verde, Paverama, Taquari) e duas serão convidadas a participar (Santa Clara do Sul e Passo
do Sobrado).

Além disso, teremos espaço para atender mais um município da região dos vales, ainda a definir”, explica a gerente. Diane ainda enfatiza que essa ampliação representa 150% nos atendimentos, em relação a 2016.

“Para 2017 o Sesc estará contratando um(a) profissional técnico em saúde bucal exclusivamente para o programa Sorrindo para o Futuro, que realizará as atividades conforme cronograma dos municípios, sendo apoio e participando das atividades, sob demanda”.

LOCAIS DO PROGRAMA EM 2016 NO MUNICÍPIO:
Benno Breunig
Odila Rosa Scherer
Otto Brands
Frida Reckziegel
Emei Algayer
Emei Bela Vista
Emei Closs
Emei Gente Miúda
Emei Infância Feliz
Emei Pingo de Gente
Emei Yolita da Cruz
Casva

Foto: Emef Odila Rosa Scherer/ Divulgação

Leia matéria completa na edição impressa ou online do Olá Jornal desta quarta-feira, 28.

Janine Niedermeyer