Solled Energia comemora 10 anos com superação da meta de crescimento em 2021

Olá Jornal
outubro25/ 2021

Ao completar uma década de atuação no mercado gaúcho de energia solar fotovoltaica, no último sábado, 23 de outubro, a Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, comemora a superação da meta de 30%¨de crescimento prevista para 2021. Até meados de outubro, a empresa já contabiliza um crescimento de 32% em relação ao ano passado. Somente este ano, foram 600 usinas solares instaladas no Rio Grande do Sul. Uma das empresas pioneiras no Estado em instalação de usinas fotovoltaicas, a Solled comemora a primeira década com os olhos voltados para o futuro.

“Seguimos com a nossa estratégia de crescimento, focada em oferecer as melhores tecnologias para a geração de energia limpa e renovável, sinônimo de economia e de sustentabilidade”, destaca a diretora da Solled, coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) e diretora do Grupo G5 Solar, Mara Schwengber.

Depois de distribuir 300 girassóis na manhã do último sábado, 23, a Solled – parceira comercial da multinacional brasileira WEG – reuniu a imprensa regional na manhã desta segunda-feira, 25, para falar sobre a primeira década de atuação. Em 10 anos, a empresa instalou 2.156 usinas solares, em residências, empresas e entidades, que somam 50MW de potência instalada e representam uma economia de mais de R$ 44,3 milhões por ano aos clientes. No que diz respeito à preservação ambiental, os sistemas permitem que mais de 7 mil toneladas de gás carbônico (CO²) deixem de ser emitidas por ano na natureza.

Com relação à geração de empregos, depois de uma redução dos colaboradores em 2020 devido à pandemia, que baixou o número de colaboradores diretos de 42 para 24, a empresa retomou o crescimento. “Atualmente, contamos com uma equipe direta de 75 pessoas, além de uma equipe externa de mais de 75, sendo instaladores e representantes que atuam em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina”, frisou Mara.

Para 2022, a projeção é um crescimento de 10%, além de trabalhar muito com melhorias em automação.

MERCADO

Com um perfil de micro e minigeração distribuída, o Rio Grande do Sul é destaque no setor de energia solar fotovoltaica do país. Mesmo sem usinas de grande porte, o Estado está em 3º lugar no ranking brasileiro, que representa 12,1% da produção fotovoltaica do país e 848,7 MW de potência instalada. Sobre as oportunidades do setor, em termos de segmentos, a diretora pontuou grande expectativas de crescimento para as indústrias e comércios, além do agronegócio.

Conforme Mara, Santa Cruz do Sul segue sendo referência, ocupando atualmente o 4º lugar no ranking gaúcho, com 1.414 usinas instaladas até 2020 e 2.103 até agora em 2021. Sobre o Vale do Rio Pardo, ela destacou que a região contabilizou até 2020 a instalação de 3.731 sistemas fotovoltaicos, sendo até o momento, em 2021, a soma de 5.635 usinas solares. “Temos muito orgulho de fazer parte deste crescimento e estamos preparados para seguir contribuindo”, completou Mara.

GIRASSÓIS

Como parte das comemorações pelos 10 anos de atuação no mercado gaúcho de energia solar fotovoltaica, a Solled Energia, realizou no sábado, 23 de outubro, uma ação de conscientização junto à comunidade. A empresa distribuiu 300 girassóis para os motoristas que passaram pelo Comando da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), às margens da RSC-287, demostrando a importância do uso de energias limpas e renováveis.

CRÉDITO: Four Comunicação

Olá Jornal