Solled Energia chega a 500 usinas solares e consolida posição do marcado gaúcho

Olá Jornal
setembro17/ 2018

A expansão da energia solar no Rio Grande do Sul segue em ritmo acelerado. De acordo com dados da RGE Sul, até o final de agosto, o Rio Grande do Sul registrava 1.820 usinas de geração de energia fotovoltaica em residências, comércios, indústrias e entidades. A Solled Energia, de Santa Cruz do Sul (RS), fechou o mês de agosto com 500 conexões na Região Sul do Brasil. “A potência instalada já supera os 10 Mega Watts, o que corresponde a uma economia da ordem de R$ 10 milhões ao ano para nossos clientes”, destaca a diretora da Solled Energia e diretora Regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Mara Schwengber.

O mês de agosto foi de boas notícias para o setor. O mercado de energia solar comemora a adesão do Rio Grande do Sul ao Programa Indústria Solar RS, que aos moldes do que já ocorre em Santa Catarina e Mato Grosso, oferece sistemas fotovoltaicos a serem instalados em residências e indústrias. O termo de cooperação foi assinado, em Porto Alegre, pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Porcello Petry; o gerente adjunto de operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), André Gotler; o superintendente de operações da Engie, Rodrigo Kimura; e o gerente comercial da WEG, Kirk Douglas Bardini, as duas últimas, empresas executoras do projeto.

Na Expointer, a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e a Central Sicredi Sul/Sudeste firmaram um convênio de Cooperação Técnica com o objetivo de beneficiar os associados de ambas as instituições com a implantação e viabilidade de geração distribuída de energia a partir de fontes renováveis. “São incentivos importantes para que o mercado de energia fotovoltaica cresça ainda mais no Estado”, destaca Mara.

Solled

A Solled Energia é a empresa gaúcha com o maior número de projetos ligados à rede no Estado. Somente em Santa Cruz do Sul, cidade do Estado com o maior número de microusinas instaladas, são 244 projetos implementados. Nas cidades da região, destaque para Venâncio Aires (51 usinas), Vera Cruz (21), Rio Pardo (19)  e Candelária (15). Desde maio, a Solled é parceria comercial da multinacional brasileira WEG, fabricante de motores e fornecedora de sistemas elétricos industriais completos, com soluções em energia fotovoltaica para o mercado nacional. Em junho, a empresa inaugurou sua nova sede, com mais de 400 metros quadrados.

Olá Jornal