Sobre Rodas de Choro e Chimarrão Une chimarrão gaúcho ao ritmo melodioso do chorinho

Guilherme Siebeneichler
agosto24/ 2017

O Circuito que inicia dia 31 de agosto pelo Sesc RS no município de  Venâncio Aires, tem continuidade: dia 11 de setembro em  Camaquã; 14 de setembro em Canoas; 28 de setembro em Pelotas; 16 de setembro em Santa Rosa e 22 de outubro em Santa Maria. Além da apresentação de músicas de compositores famosos do Choro, a iniciativa promoverá o diálogo sobre aspectos folclóricos do chimarrão e fruição do gênero musical.

Idealizado por Pedrinho Figueiredo e Samuca do Acordeon, o “Sobre Rodas de Choro e Chimarrão” conta com um regional formado por Fernando Sessé (pandeiro), João Vicente Macedo (violão de 7 cordas), Fábio Azevedo “Cabelinho” (cavaquinho), Pedrinho Figueiredo (sax soprano e flauta) e Samuca do Acordeon (acordeon). Os textos do material gráfico são de Heleno Cardeal e Arthur de Faria. As fotos que ilustram a exposição portátil são de Eduardo Rocha. O projeto gráfico da iniciativa é assinado pela Visual Agência.

O Projeto

O “Sobre Rodas de Choro e Chimarrão – Conectando manifestações culturais” promove encontros que envolvem música, palestra, oficinas, distribuição de livreto com histórias e partituras, e uma exposição portátil com fotos de Eduardo Rocha. Utilizando hábitos populares tradicionais – a “roda de chimarrão” e a “roda de choro” – estabelece a conexão entre estas manifestações culturais, enaltecendo a participação dos músicos gaúchos no movimento nacional do chorinho. A produção é de Rosane Furtado.

Oficina:

As oficinas serão ministradas pelos músicos Solistas Pedrinho Figueiredo e Samuca do Acordeon e os músicos acompanhantes: Fernando Sessé (pandeiro), João Vicente Macedo, Fábio Azevedo “Cabelinho”, Pedrinho, quando farão uma abordagem dobre os instrumentos e como eles podem ser utilizados em composições como o chorinho. Serão duas horas de oficina e cada participante receberá um Libreto do projeto onde conta uma breve história de cada compositor que está sendo executado no show, sempre gratuitas

O Circuito SESC – Sobre Rodas de Choro e chimarrão

31 de agosto –   Venâncio Aires,

11 de setembro – Camaquã;

14 de setembro –  Canoas;

28 de setembro – Pelotas;

16 de setembro – Santa Rosa

22 de outubro em Santa Maria

Foto: Eduardo Rocha

Guilherme Siebeneichler