Soberanas da Fenachim visitam o idealizador da festa e ex-prefeito Almedo Dettenborn

Olá Jornal
abril04/ 2022

Na tarde deste domingo, 03, soberanas e comissão social da 16ª Fenachim fizeram uma visita ao ex-prefeito Almedo Dettenborn. Chefe do Executivo de Venâncio Aires por três mandatos, Almedo foi o idealizador da Fenachim e do Parque Municipal do Chimarrão. A visita foi uma forma de homenageá-lo pelo legado na história do município e da festa.

A rainha Veridiana Röhsler e as princesas Alexandra Keller e Lavínia Giehl, junto do casal social Cristiane e Eduardo Porto, foram recebidas por Helena da Rosa na casa da família. 

Início da Fenachim

A festa idealizada no início dos anos 80, veio para ir além e transformar a até então Festa Municipal do Chimarrão, instituída pela lei municipal 666, de 6 de maio de 1970, na grandiosa Festa Nacional do Chimarrão. Na época, o festejo da Festa Municipal do Chimarrão tinha como pretensão ser realizada de quatro em quatro anos, e mesmo sem um local próprio para sediar toda a programação, o evento se dividia em espaços da cidade como os Pavilhões São Sebastião Mártir, Sociedade de Leituras e o salão Gigante da Travessa.

Ocorreram apenas duas edições neste formato municipal, nos anos de 1971 e 1976. Após dez anos da realização de suas edições municipais, o evento ganhou novas perspectivas. Um projeto encabeçado pelo então prefeito, Almedo Dettenborn, e seu secretário de Turismo, Ari Vieira Marques, tinha como objetivo realizar, com local próprio, mais edições do festejo. A 1º Fenachim, marcada como a transição da festa municipal para o âmbito nacional, foi realizada em 1986.

CRÉDITO: AI Fenachim

Olá Jornal