Sistema digital, Doutor Protege Saúde Mental, já realizou quase 40 atendimentos

Olá Jornal
junho12/ 2020

Acontecimentos e ações negativas podem impactar muito na vida das pessoas, principalmente em meio a esta pandemia que já dura quase quatro meses. Para minimizar os impactos causados por esta situação, vários canais de atendimento com informações sobre encaminhamentos e sintomas da Covid-19 foram criados. Mas, pensando também no bem-estar emocional, o Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio de Venâncio Aires, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde criou o Doutor Protege Saúde Mental.

A ferramenta possibilita identificar pessoas que possam estar em algum quadro depressivo. Em 45 dias de funcionamento, foram realizados 37 atendimentos, sendo estes 81,1% mulheres e 18,9% homens, na faixa etária entre 30 a 40 anos o que se refere a 29,7%; e entre 40 a 50 anos o que soma 27%. Também, em cima dos dados levantados, o maior número, 37,8%, sente ansiedade, seguido por angústia com 21,6%.

O canal pode ser acessado através de uma aba na capa do site da Prefeitura. O link direciona para um breve questionário. São em torno de 15 perguntas, de diferentes níveis. Após responder, profissionais da rede de saúde e/ou membros do Comitê entram em contato para indicar e identificar qual fluxo a pessoa deve seguir. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h até às 17h, e tem como finalidade identificar casos e reações que podem levar ao suicídio.

Dr. Protege

Além do Dr. Protege Saúde Mental, outra ferramenta que está ativa a dois meses e que permite que o cidadão tire dúvidas sobre os sintomas do Coronavírus é o Doutor Protege. Através de questionamentos, é avaliada a gravidade da situação, dependendo do caso, é feito o direcionamento para busca por ajuda no Posto de Saúde mais próximo, Hospital ou UPA. Da mesma forma, para acessar, basta entrar no site da Prefeitura, onde está disponibilizado um banner e uma aba.

As ferramentas estão permitindo amenizar o número de atendimentos diretos no Plantão do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal