Sistema de videomonitoramento volta a funcionar em Venâncio

Guilherme Siebeneichler
agosto26/ 2016

Instalado em 2012 através de recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, com contrapartida do Município, o sistema de videomonitoramento volta a funcionar em Venâncio Aires após um período inativo. Este sistema foi instituído pelo Governo Federal com a finalidade de articular ações de segurança pública e o controle e a repressão da criminalidade. Entretanto, há dois anos, o programa foi descontinuado e os Municípios precisaram assumir as despesas e a manutenção.

Esta semana, o prefeito Airton Artus e o secretário de Administração, Leandro Pitsch, visitaram a sala de controle de videomonitoramento e foram recebidos pela comandante da 3ª Companhia da Brigada Militar, capitã Scheila Letícia Ziemann Gaira. “Esse sistema é um mecanismo importante para a segurança pública, que nos auxilia no combate à criminalidade. Além disso, usamos o recurso das mil horas-extras mensais, disponibilizadas pelo Governo Estadual, de forma inteligente”, destacou a capitã.

O equipamento pode captar imagens em 360 graus e tem um alcance de 500 metros, identificando pessoas e veículos. As câmeras filmam 24 horas por dia e em caso de ocorrência, o grupamento militar que estiver mais próximo é acionado. Para o conserto das 20 câmeras, instaladas em pontos estratégicos da cidade e bairros, a Prefeitura contratou, através de licitação, a empresa Energisul. O custo para reativar todo o sistema custou R$ 149.800,00.

MANUTENÇÃO MENSAL

Conforme levantamento com a empresa contratada, que ainda realiza o serviço, será necessária a aquisição de peças de reposição para que seja efetivada a manutenção mensal dos equipamentos. Os gastos ficariam em torno de R$ 8 a 12 mil mensais. Um treinamento com membros da Brigada Militar está sendo programado visando à operação do sistema.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa da PMVA

Guilherme Siebeneichler