Sisp quer acelerar atendimento de ocorrências nos municípios

Janine Niedermeyer
maio26/ 2016

O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, foi o convidado desta quarta-feira, 25, do “Tá na Mesa”, reunião-almoço promovida pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). Em sua palestra, o secretário apresentou o projeto do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

O Sisp é uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que estabelece a comunicação direta entre os próprios municípios, possibilitando também o intercâmbio das informações das cidades com as forças policiais do Estado. A ideia é criar um sistema que agregue compartilhamento de tecnologia, procedimentos operacionais e treinamento único para todos os agentes de segurança.

No Rio Grande do Sul, 135 municípios possuem ações locais na área da segurança pública, sejam elas guardas municipais, agentes de trânsito ou sistema de videomonitoramento. “É uma realidade promissora. No entanto, essas cidades estão isoladas. Queremos, agora, promover essa integração”, afirmou Jacini.

O secretário frisou que o projeto não irá onerar ainda mais o Estado. “Partimos da estrutura que já existente, agregando tecnologia, visando otimizar os serviços prestados à população”.
Nesse contexto, o compartilhamento das câmeras de videomonitoramento é uma prioridade. Atualmente, 103 municípios já possuem convênio com a SSP e 34 estão em processo de formalização. “Será um diferencial. Possibilitará, por exemplo, o acompanhamento de uma ocorrência de furto ou roubo de veículos através de diversas cidades, garantindo resposta mais rápida e qualificada”, disse Jacini.

A instituição de uma doutrina única para todos os agentes de segurança pública também representa um dos pilares do Sisp. Para o secretário, é necessário que os procedimentos operacionais sejam nivelados, facilitando o trabalho interinstitucional.

“Nossas academias formam uma rede de formação e capacitação estruturada, que pretendemos disponibilizar aos gestores municipais. Através dessa padronização, será possível estabelecer ações em parceria com muito mais eficiência”, finalizou.

Texto: Claiton Silva/SSP

Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Janine Niedermeyer