SindiTabaco recebe diretor executivo da Frente Parlamentar da Agropecuária

Guilherme Siebeneichler
agosto04/ 2017

Representantes do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e de suas empresas associadas estiveram reunidos com o diretor da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), João Henrique Hummel, nesta quinta-feira, 03 de agosto. Depois de visitar um produtor na localidade de Linha Ferraz, em Vera Cruz, e conhecer indústria de beneficiamento de tabaco, Hummel foi recebido pelo presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, na sede da entidade, em Santa Cruz do Sul (RS).

Schünke apresentou o funcionamento da entidade e os números do setor, bem como as razões que mantêm o Brasil como maior exportador mundial do produto por 24 anos. Também falou sobre as tendências da exportação e os desafios, além de destacar os principais programas sociais e ambientais desenvolvidos e os resultados da recente pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre o nível socioeconômico do produtor de tabaco. O Instituto Crescer Legal também foi pauta da visita, intermediada pela Abifumo, que esteve representada na ocasião pelo executivo, Carlos Galant.

Hummel, por sua vez, falou sobre a história da FPA, bem como seus objetivos e ações dentro do Congresso Nacional. A bancada ruralista, como é conhecida, é hoje uma das mais influentes nas discussões, articulações e negociações de políticas públicas no poder legislativo. “A representatividade do agronegócio deu um salto após a crise que vivemos no início dos anos 2000. Afinal, se o agricultor tem um problema, esse problema é exclusivamente dele ou da sociedade como um todo?”, disse Hummel que também avaliou a experiência da visita. “Passei a ter outra visão sobre o tabaco, setor amplamente organizado e com números que impactam e que devem ser levados em consideração em Brasília”, refletiu.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa/ Sinditabaco

Guilherme Siebeneichler