Sinditabaco 75 anos: experiência e união para liderar exportações de tabaco

Olá Jornal
julho01/ 2022

Ao comemorar os seus 75 anos, o Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco), mostra a sua importância na organização das empresas da cadeia produtiva. Essa atuação garante ao Brasil em quase três décadas a liderança em exportações de tabaco no mundo. Para entidades parceiras, como a Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), este movimento é fundamental também para demonstrar a força econômica do setor tabacaleiro no país, garantindo participação em debates nacionais sobre economia, tributação e aspectos sanitários.

“O SindiTabaco tem um papel importante na defesa da cadeia produtiva. Ele organiza e estrutura ações para as empresas associadas, buscando valorizar toda a produção do país. É a partir dessa união e expertise, que o Brasil se consolida há quase 30 anos como o principal exportador de tabaco no mundo,” destaca o diretor executivo da Abifumo, Carlos Galant.

Em 2021, o tabaco representou 0,5% do total das exportações brasileiras, com US$ 1,46 bilhões embarcados. O principal mercado brasileiro neste período foi a União Europeia com 40% do total dos embarques de 2021, seguida pelo Extremo Oriente (28%), América do Norte (9%), África/Oriente Médio (9%), América Latina (9%) e Leste Europeu (5%).

Em 2022, até maio, as exportações de tabaco já movimentaram US$ 727,5 milhões. Em volume de embarques são mais de 168,5 mil toneladas negociadas. O aquecimento nos negócios ocorre também por conta de estoques embarcados neste ano, mas referentes ao período anterior.

DEBATES
A participação nos debates sobre regulação e futuro da cadeia produtiva também fazem parte dos destaques da história do SindiTabaco. A entidade busca garantir voz tanto para a indústria, como para os produtores ligados ao setor. Conforme Galant, a parceria entre entidades do setor é fundamental para defender a produção de tabaco no país. “Há muitos anos o SindiTabaco lidera debates importantes em defesa da produção, a lado da Afubra e Abifumo. São inúmeras audiências públicas, marcos regulatórios e projetos de lei que contam com a união de forças e liderança do sindicato das indústrias, para defender os interesses da cadeia produtiva,” afirma.

COPs
O acompanhamento das discussões envolvendo a Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco também ganham destaque na história do sindicato. “De fato este um tema que ganha espaço, desde o início dos anos 2000, a Convenção-Quadro faz parte da pauta de acompanhamentos, e o SindiTabaco é porta-voz em muitos debates,” destaca Galant.
Os 75 anos do SindiTabaco foram celebrados na última sexta-feira, 24. A entidade tem realizado o acompanhamento de perto do principal tratado global de saúde, que lista ações para o controle do tabaco. A próxima edição da COP ocorre no Panamá em 2023, com data a ser definida.

Olá Jornal