Sindicatos mobilizados para anular Reforma Trabalhista

Guilherme Siebeneichler
setembro09/ 2017

As entidades de classe dos trabalhadores se unem novamente na tentativa de anular a Reforma Trabalhista, aprovada ainda em julho. O objetivo é de coletar mais de 1,3 milhão de assinaturas e encaminhar um projeto de lei de iniciativa popular, ao Congresso Nacional. Para isso, sindicatos de Venâncio Aires também integram a proposta e buscam garantir apoio local a iniciativa que ocorre de forma simultânea em todo o país.

Por meio das centrais sindicais, as categorias divulgam a Campanha Pela Anulação da Reforma Trabalhista, que vai coletar assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que propõe a revogação da Reforma Trabalhista prevista para entrar em vigor no próximo dia 11 de novembro.

Após o recolhimento das assinaturas, o projeto será entregue à Câmara dos Deputados, com o lançamento de uma nova etapa da campanha, para exigir a votação da proposta. O objetivo do Projeto de Lei de Iniciativa Popular é fazer com que essa medida se some a outras 11 leis revogadas por meio desse instrumento.

Em Venâncio Aires sindicatos filiados a Central Única dos Trabalhadores (CUT) organizam formas de participar da campanha. Conforme o presidente do sindicato dos Metalúrgicos, Adolfo Celoni da Rosa, no próximo dia 13 serão definidos os rumos da iniciativa em âmbito regional. “Teremos um encontro em Lajeado para discutir as formas de participação. Estaremos apoiando essa causa, e vamos lutar para derrubar essa reforma.”

O presidente da Federação gaúcha dos sindicatos da Alimentação, Valdemir Corrêa, o momento é de união da classe trabalhadora. “Os funcionários só se darão conta no ano que vem das perdas com a reforma. Precisamos agir agora e coletar o máximo de assinaturas.”

Outras entidades de classe preparam a participação na coleta de assinaturas. Assim como foi realizado antes da votação, um espaço deverá ser montado na Praça Matriz para buscar a participação popular.

 

Guilherme Siebeneichler