Sindicatos lançam QG cidadão contra as reformas da Previdência e Trabalhista no dia 15

Guilherme Siebeneichler
março13/ 2017

O Comitê Suprasindical de Venâncio Aires vai lançar na quarta-feira, 15, o QG Cidadão para informar a população sobre as conseqüências das reformas trabalhista e previdenciária. O grupo formado pelos Sindicatos da Alimentação, Calçadistas, Metalúrgicos, Servidores Públicos, Construção Civil e Trabalhadores Rurais vai montar uma estrutura na Praça da Matriz onde a cada dia um representante vai estar a disposição para esclarecer dúvidas e distribuir o material de divulgação. Neste dia, haverá panfletagem pela rua Osvaldo Aranha saindo a partir das 9h do posto Shell. A caminhada segue até a Praça da Matriz onde às 10h as atividades se concentram com o lançamento do QG Cidadão.

O espaço estará ativo até o sábado, 18, com objetivo de chamar a atenção dos cidadãos para as perdas com as mudanças propostas pelo governo. O material de divulgação será distribuído aos trabalhadores nas empresas sendo que em algumas oportunidades com carro de som. O grupo ainda vai encaminhar ofício aos vereadores, que já assinaram moção de apoio à causa, solicitando o pronunciamento a respeito do assunto. Ao prefeito e secretários os sindicalistas solicitarão audiência para explicarem o movimento e garantirem apoio. O grupo segue sendo fortalecido agora com a adesão do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro) ao movimento do comitê.

ALERTA
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Odenir Guterres de Carvalho afirma que o movimento é importante pois as conquistas dos trabalhadores nasceram na rua e por isso a população precisa ir pra rua. Ele acredita que os trabalhadores ainda não se deram conta do que está acontecendo e das perdas que ocorrerão. “A população não está se dando conta. Há um movimento dos bancos para que a previdência privada avance e a indicação do ministro da fazenda Meirelles é um indicativo porque ele era presidente de banco americano e atua em favor desses interesses”.

MOBILIZAÇÕES
A última quarta-feira, dia 8 de março, também foi marcado por protestos e mobilizações. O Dia Internacional da Mulher reuniu cerca de 5 mil pessoas em Mato Leitão. O encontro da mulher rural foi palco de protesto contra as reformas trabalhistas e da previdência. O ato foi organizado pela Fetag, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Comitê Suprasindical de Venâncio. No mesmo dia as servidoras do Fórum local, realizaram ato público de apoio aos movimentos sociais contrários as reformas em tramitação no Congresso Federal.

Ainda nesta semana a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF) protocolou nota técnica junto à Comissão de Reforma Previdenciária instaurada na Câmara repudiando a reforma da Previdência, e se posicionando de forma contrária as medidas propostas.

Guilherme Siebeneichler