Sindicatos e comunidade se unem contra as reformas da Previdência e Trabalhista

Guilherme Siebeneichler
março29/ 2017

Representantes de Sindicatos do Calçado, Vestuário e da Construção Civil, participaram da sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 27, para convidar parlamentares e comunidade a integrar o movimento de luta contra as reformas da Previdência e Trabalhista. Na próxima sexta-feira, 31, uma caminhada vai divulgar as ações programadas para o dia 8 de abril, data em que será realizada mobilização na região central de Venâncio Aires.

O trabalho tem sido realizado pelo Comitê Suprasindical de Venâncio Aires formado pelos principais sindicatos do município. Os movimentos ganham mais força e receberão apoio de diversos segmentos da classe trabalhadora.
Na reunião do Legislativo Municipal, o presidente do Sindicatos dos Trabalhadores na Construção Civil, Jandir da Silva, criticou a aprovação do texto que regulamenta a terceirização no mercado de trabalho. “O trabalhador terceirizado ganha em média 23% a menos que o salário real, segundo o Dieese. Vivemos a mais violenta onda de ataques contra os direitos trabalhistas. Estamos voltando ao tempo das senzalas.”

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores das indústrias do Calçado e Vestuário, João Emerson Dutra de Campos, lembra que o movimento sindical está preocupado com o futuro do país.
“Se o trabalhador já não tem dinheiro, imagina depois dessa reforma. É só circular pelo centro de Venâncio e constatar o número de empresas que fecharam as portas, isso demostra que não há dinheiro em circulação na cidade, quem gira a economia é o trabalhador,” destaca.

MOBILIZAÇÃO
Para o dia 8 de abril o comitê aguarda a participação dos deputados Dionilso Mateus Marcon (PT) e Assis Melo (PcdoB). Além disso, articulam a vinda do senador Paulo Paim (PT).  Nesta sexta-feira, 31, o trabalho será de convite para que a comunidade integre as manifestações do dia 8. A proposta é de apresentar aos moradores de Venâncio as perdas trabalhistas que estão em jogo com as reformas. O ato nesta sexta-feira inicia às 8h30min na esquina das ruas Osvaldo Aranha e 15 de Novembro. A caminhada seguirá até a praça matriz.

Guilherme Siebeneichler