Sindicato Rural completa 47 anos

Guilherme Siebeneichler
julho22/ 2017

O Sindicato Rural de Venâncio Aires luta há 47 anos pelo agricultor e em defesa dos direitos da terra. A passagem do aniversário ocorreu na quarta-feira, 20, data em que foi homologada a carta sindical. O presidente Ornélio Saussen acredita que a entidade está ainda mais fortalecida na representação do produtor rural.

Com cerca de três mil associados, o sindicato aumentou sua representatividade e atuação junto à classe com a oferta de mais serviços e com a intensificação do trabalho de base. “Uma de nossas maiores lutas é a garantia de melhores preços pela produção”, afirma Saussen.

Há 12 anos a frente da diretoria, ele destaca o incremento de serviços e a conquistas da nova sede própria como principais avanços para os associados. Assessoria jurídica, encaminhamento de guias e documentos como CAR, INCRA, PRONAF, Certificado Digital, além de convênios médicos e odontológicos hoje fazem parte da realidade de quem se associa ao sindicato.

Da mesma forma, o conselho passou a ser mais participativo com reuniões a cada 60 dias onde são definidas linhas de atuação de assuntos internos da entidade e de classe.

FUTURO
Para os próximos 47 anos, Saussen espera que o interior do município seja ocupado pelos jovens. “Minha esperança é que o município seja de jovens empreendedores rurais”, e manda um recado para os governantes. “Os governos têm que olhar mais para a agricultura, os insumos são muito caros, não há renda suficiente devido ao alto valor dos insumos”, conclui.

Guilherme Siebeneichler