Sindicato dos Servidores se torna autossuficiente na geração de energia elétrica

Olá Jornal
junho10/ 2020

No mês do meio ambiente, o Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio Aires anuncia que se tornou autossuficiente no abastecimento de energia elétrica. A partir da instalação de placas fotovoltaicas, a entidade adquiriu autonomia para abastecer a sede administrativa, no Centro da cidade, e a sede campestre, em Linha Estrela.

O suprimento da quantidade de energia é por meio da geração distribuída e de eficiência energética, mas com vantagens econômicas e também ambientais. O investimento, por parte da entidade, foi de R$ 40 mil. A instalação foi viabilizada por empresa local. O excesso da produção é integrado à rede da RGE e transformado em crédito. Esse crédito é utilizado no inverno, quando é baixa a captação de luz.

“Foram vários os estudos e as reuniões para viabilizar o investimento”, destaca o presidente do sindicato, João Batista Gomes. A estimativa indica que o tempo de retorno do investimento é de cinco anos e o sistema possui mais de 25 anos de vida útil.

Impacto ambiental 

Batista Gomes destaca ainda que esse tipo de investimento representa um conceito inovador e sustentável, por meio de uma fonte de energia alternativa e de baixo impacto ambiental. “Além dos ganhos financeiros, pois com a redução da conta de energia, sobra mais dinheiro para ser aplicado diretamente nos associados”.

CRÉDITO: AI Sindicato dos Servidores Público de V.Aires

Olá Jornal