Sindicato dos Servidores Municipais quer encontro com o prefeito para discutir ganho real de 1,6%

Guilherme Siebeneichler
outubro17/ 2017

Nesta terça-feira, 17, foi realizada reunião entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e membros do Governo Municipal de Venâncio Aires. O encontro foi solicitado no fim de setembro, com a proposta de discutir reajuste salarial da categoria, de 1,6%, discutido durante assembleia do funcionalismo, após aprovação de lei prevendo a reposição salarial da categoria, de 5,1%.

O sindicato busca a confirmação do aumento salarial, prometido pelo governo, a partir da análise da situação orçamentária. O encontro desta terça reuniu membros da diretoria do sindicato, o secretário da Fazenda, Eleno Stertz e a secretária de Administração, Loreti Scheibler, além de representantes da equipe técnica do controle interno e da Controladoria Municipal.

A reunião teve apresentação da situação orçamentária, após apresentação dos relatórios financeiros do segundo quadrimestre. Os debates não avançaram, de forma efetiva. Para garantir diálogo e propostas prevendo o aumento salarial, o presidente do sindicato, Odenir Guterres de Carvalho solicitou a participação do prefeito Giovane Wickert. Uma nova reunião será agendada, ainda esta semana, para ampliar as discussões e buscar um acordo.

O secretário da Fazenda, adiantou que não há condições financeiras de conceder o ganho real. “Não há margem no orçamento para conceder esse 1,6%. As receitas estão apertadas.”

Loreti, por sua vez, salientou que o governo está disposto a manter o diálogo com os representantes da categoria. “Vamos buscar o diálogo sempre. Queremos discutir formas de prever esse ganho no próximo ano, já que as discussões do reajuste ocorrem em março.”

A partir de agenda do prefeito será agendado novo encontro entre a direção sindical e os representantes do Governo Municipal. A expectativa é de realizar ainda nesta semana.

Guilherme Siebeneichler