Sindicato defende aulas presenciais na rede municipal só após vacinação dos profissionais

Olá Jornal
março06/ 2021

As entidades de classe dos profissionais da educação têm defendido o retorno às aulas presenciais somente após a imunização dos professores e agentes escolares. Em nível estadual a bandeira preta de distanciamento permitia o funcionamento de educandários públicos e privados de educação infantil, porém uma liminar suspendeu esta medida, obrigando o fechamento das escolas. Em Venâncio Aires o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais discutiu com a Administração Municipal medidas para o retorno presencial das atividades. Os gestores repassaram à entidade sindical que durante os decretos de bandeira preta, as atividades presenciais não serão retomadas.

Além disso, segundo o presidente do sindicato, professor João Batista Gomes, o sindicato tem defendido a vacinação de todos os profissionais ligados à Educação, para o retorno seguro. “Nós defendemos a importância em vacinar os professores para o retorno seguro. Não colocamos como condicionante para o retorno, mas defendemos a necessidade e maneira mais segura de manter as atividades presenciais dos educandários.”

Atualmente, segundo o sindicato dos servidores, estão em atividade no serviço público, 1.412 funcionários. Destes, 727 estão ligados à Secretaria Municipal de Educação. “Claro que entre estes profissionais existem pessoas dos grupos de risco, que poderão se vacinar antes. A questão é voltar às aulas presenciais com segurança para todos,” destaca.

CONTROLE
Apesar do momento de bandeira preta, Gomes afirma que as medidas de distanciamento têm mudado semanalmente. “São medidas provisórias, tudo é reavaliado com tempo, provavelmente nos próximos dias teremos novas medidas anunciadas.”

Para o dirigente, a vacinação avança de forma lenta. “Tem sido muito moroso o processo de vacinação. Não envolve a gestão do processo feita pela Prefeitura. O problema é que as vacinas têm vindo à conta gotas. A capacidade dos municípios de vacinar é maior, mas o Governo Federal, não tem conseguido garantir agilidade na entrega das doses,” destaca.

ESTADO
O Cpers/Sindicato também defende a vacinação dos profissionais da rede estadual para o retorno seguro das atividades presenciais. A presidente da entidade, Helenir Aguiar Schürer, esteve na Casa Civil do Palácio Piratini para cobrar de representantes do governo a vacinação da categoria. O encontro ocorreu na última sexta-feira, 26. “Não há condição de retomar as aulas presenciais neste estágio da pandemia. Duas semanas de bandeira preta não vão resolver a tragédia em que nos encontramos. Precisamos ter segurança para trabalhar e clareza sobre quando será a imunização”, afirma.

A presidente relata que o governo reafirmou a intenção de dar prioridade aos educadores e que tem pressionado o Ministério da Saúde para concretizar a promessa.

Olá Jornal