Sicredi Oferece: Olá Expoagro Afubra coluna desta quarta-feira, 30

Olá Jornal
março30/ 2022

ESPETÁCULO
A 20ª Expoagro Afubra encerrou com gostinho de quero mais. A feira da retomada foi também de recordes. Seja nos negócios, visitantes ou vendas na agricultura familiar. O evento voltado à agricultura familiar se consolida em espaço e estrutura de primeiro mundo. Ao longo de quatro dias os agricultores tiveram oportunidade de investir nas propriedades, buscar novas técnicas equipamentos para facilitar as lidas do campo. O evento também pela primeira vez abriu as porteiras para o público urbano, com programação no sábado. O último dia, 26, registrou cerca de 30 mil veículos no parque, ou seja, o objetivo da organização foi alcançado, já que nos demais dias ônibus foram disponibilizados a partir dos municípios da região. O evento que iniciou como um dia de campo, agora mostra para todo o país a força e organização das pequenas propriedades do Sul.

PRODUTOS DAQUI
As vendas no Pavilhão da Agricultura Familiar também foram históricas na Expoagro. Movimentaram em quatro dias quase R$ 1,5 milhão. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FetagRS) que coordena o espaço, a Expoagro Afubra é a feira que garante a maior movimentação financeira por dia de evento, onde as agroindústrias participam. Apenas na sexta-feira, 25, o Pavilhão registrou a movimentação de R$ 500 mil em produtos comercializados. Os números poderiam ser maiores, frente aos problemas enfrentados por alguns comerciantes na rede de internet, para operações com cartão de crédito e pix. Na próxima edição o número de agroindústrias deve aumentar, chegar aos 220. Neste ano participaram 193 empresas familiares.

FEIRA DA FAMÍLIA
Muito além de oportunizar negócios a Expoagro Afubra se consolida como a feira da família. Carrega o título de maior feira voltada à agricultura familiar, e de fato muitas circularam ao longo dos quatro dias de programações. Chama atenção também o número de crianças que estavam no parque. A ideia de sucessão nas propriedades começa com o público infantil, inserindo na realidade da agricultura desde pequenos. Com certeza as próximas gerações vão contar com os aprendizados adquiridos no evento e a sua importância na diversificação das propriedades.

CORAL DA AFUBRA
O público que circulou pelo parque em Rincão Del Rey no sábado foi brindado com duas apresentações do Coral da Afubra. Na parte da manhã o grupo apresentou além de canções ao vivo, duas gravações em vídeo. Na parte da tarde, o espetáculo contou com o governador Eduardo Leite no público. O sábado de Expoagro busca também fomentar apresentações culturais, o que deve ser mantido em futuras edições. Já o coral encantou e lotou o espaço de inovação, no palco principal, quando iniciavam as apresentações. O som foi convidativo e um belo momento na feira.

POSITIVO
Ao longo dos 20 anos de história da Expoagro Afubra, o coordenador do evento, engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles, esteve à frente da organização. Ao avaliar a 20ª edição, após dois cancelamentos por conta da pandemia, Dornelles afirmou que o saldo é positivo e cria expectativas para a próxima edição. A inovação no campo seguirá sendo um dos focos da organização, já que todos os anos surgem novas técnicas e equipamentos para melhorar a produção das lavouras. O espaço de empreendedorismo e fomento de negócios entre os jovens rurais também seguirá em destaque na próxima edição.

Olá Jornal