Shows da Fenachim serão definidos e apresentados até o fim do mês

Olá Jornal
fevereiro13/ 2019

Em três meses Venâncio Aires viverá o clima e as programações da 15ª Festa Nacional do Chimarrão. Além dos programas culturais e os que enaltecem a bebida símbolo do estado, os shows são tradicionais na programação. Nos últimos dias a coordenação da festa tem trabalhado para fechar as principais atrações e definir os programas financeiros para cada evento. Atualmente, a prioridade da presidente da festa, Cleiva Giovanaz Heck, é de garantir a captação de recursos por meio da Lei Rouanet para aplicar na organização. A expectativa é de buscar R$ 650 mil, parte do valor já foi garantido com empresas da cidade.

“Não queremos desembolsar grandes valores para contratar shows nacionais. Estamos trabalhando com contratos para artistas locais, regionais e estaduais. Mas se houver interesse de produtoras garantimos a infraestrutura do ginásio e apoio da festa, mas não vamos incluir do orçamento do evento valores para contratos com custos exorbitantes para artistas nacionais,” destaca Cleiva.

Segundo a presidente, a medida tem sido avaliada desde o início da preparação da Fenachim de 2019. “Grande parte do desequilíbrio financeiro da festa, ao longo das edições, envolve os shows nacionais. Inclusive as principais feiras e festas do estado também estão adotando outra postura para discutir esta questão,” argumenta.

AVALIAÇÕES
Até o fim do mês a comissão organizadora pretende contar com os shows da festa definidos. A análise de contratos e parcerias estão à cargo da coordenação de shows da Fenachim, liderada por Leandro Kuhn. Segundo ele, o principal desafio nas negociações são os contratos dos artistas. “Ainda estamos recebendo propostas de produtoras, mas queremos parceiras diferentes. Nos próximos dias deveremos ter alguma novidade.”

Kuhn lembra que festas tradicionais no estado, como Expovale e a própria Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, estão revendo incluir nas programações shows nacionais. “Para os eventos há um risco financeiro grande, por isso tudo precisa ser bem organizado e pensado. Priorizamos até agora as atrações locais, regionais e algumas estaduais.”
A regra adotada pela equipe responsável é de conciliar agendas, nomes de artistas e o custo-benefício para o evento.

ARTISTAS LOCAIS
A proposta desta edição da Fenachim é também de garantir palcos com shows ao longo do dia. Por isso, reuniões com a Associação dos Músicos de Venâncio Aires já foram realizadas e buscam valorizar os artistas do município. Palcos no Chimarródromo e no espaço Lenz garantirão atrações musicais ao longo das programações da festa.

Olá Jornal