Setores do Calçado e Vestuário registram crescimento 7% nos empregos

Olá Jornal
março24/ 2022

O setor calçadista teve destaque nas contratações ao longo de 2021. O segmento em Venâncio Aires contabilizou mais de 120% de aumento nas vagas criadas. Neste ano, em janeiro, as indústrias de fabricação de artefatos de couro tiveram aumento de 3,20% no estoque de trabalhadores, com mais de 355 funcionários ligados às empresas. Já nas indústrias de confecção de artigos do vestuário e acessórios, o crescimento é de 3,86% no ano, com 1.156 trabalhadores nas indústrias. Ambos setores estão aquecidos na cidade, e nos tradicionais polos de confecções do Rio Grande do Sul.

O movimento ocorre em função da mudança nos parques fabris, que antes de 2020 importavam grande volume de produtos, em especial da China. Com o fechamento de fronteiras e dificuldades no transporte internacional, empresas locais foram reativadas para suprir a demanda do consumo interno do país.

O cenário de aquecimento nas contratações em Venâncio Aires deve se estabilizar ao longo de 2022. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Venâncio Aires, o setor calçadista no último ano registrou crescimento com a abertura de novas empresas que prestam serviços para a Calçados Beira Rio.

“Os novos ateliês de calçados que abriram seguem contratando, em menor escala, mas a tendência é de estabilizar as vagas criadas ao longo do ano. Se houver abertura de novas fábricas na região, alguns serviços poderão ser repassados para as unidades locais, mas não temos informação sobre isso,” explica João Émerson Dutra de Campos.

O dirigente sindical destaca também que nos últimos meses, três novos ateliês de costura foram criados na cidade, movimentando a mão de obra no segmento. “Depois da vacinação houve um movimento nas contratações no setor do vestuário, aquecendo a busca por mão de obra. Também tivemos a abertura de três novos ateliês nos últimos meses. Os movimentos da economia, com a elevação de preços nos alimentos e combustíveis, podem desacelerar o crescimento das empresas do ramo, mas acreditamos na estabilidade das contratações para 2022,” conclui.

NEGÓCIOS RS
Os ramos calçadista e de tabaco estão entre os principais setores com destaque na geração de emprego na indústria em janeiro no Estado. No grupo de calçados, os bons resultados são puxados pela exportação. Já no âmbito do setor de fumo, o volume é sazonal diante da época da safra, que aquece as contratações.

O resultado da indústria calçadista no primeiro bimestre do ano anima a economia nacional e interfere sobre a geração de renda e empregos. Com a exportação de 27,5 milhões de pares, o segmento movimentou mais de R$ 1 bilhão no período. É o que mostra o diagnóstico feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçado (Abicalçados). Na comparação com janeiro e fevereiro do ano passado, o volume de pares embarcados cresceu 40%. Já em faturamento, o avanço foi mais expressivo, com alta de 73% no montante negociado em dólares.

Olá Jornal