Setor do tabaco discute papel da tecnologia no futuro do agronegócio familiar

Olá Jornal
setembro24/ 2019

Qual o papel da tecnologia no futuro do agronegócio familiar? Como se preparar para a transformação digital no campo? Com a proposta de discutir estas e outras questões, a Souza Cruz promove, nesta terça-feira, 24, o seminário “Desafios, Oportunidades e a Transformação no Agronegócio Familiar”. O evento ocorre em Bento Gonçalves, das 8h30min às 18h, e reúne lideranças de federações, sindicatos, associações, universidade e entidades ligadas à agricultura dos três estados do Sul do Brasil.

A iniciativa, que faz parte da Agenda Digital de Produção Agrícola 2020, quer ampliar a discussão sobre o tema e a partir disso firmar parcerias, disseminar o conhecimento e oportunidades de novas tecnologias e ferramentas para a profissionalização e formação dos produtores, em especial à nova geração, que atua no modelo de agricultura familiar.

O novo diretor de tabaco da Souza Cruz, Marcos Salvadego, abriu o evento agradecendo a presença de todos os representantes do setor. No cargo desde julho, o executivo é responsável por liderar um time que está distribuído pelos três estados do Sul do país, atuando desde o apoio e orientação ao produtor, até a exportação de tabaco, passando também pela implementação de inovação no campoeste. Este é o primeiro contato dele com a imprensa. “Queremos construir o futuro”, afirma.

PROGRAMAÇÃO

Integram a programação, a palestra “Tecnologia, precisão, inovação, cooperativismo e qualidade”, com o secretário do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke; “Os Desafios e Oportunidades no Agronegócio 4.0”, com a jornalista do Canal Rural, Kellen Severo; “A Educação na Era Digital”, com o vice-Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn; e “Aprendizagem Profissional: Oportunidade de Desenvolvimento para Jovens Rurais – Case do Instituto Crescer Legal”, com o presidente Iro Schünke e a gerente Nádia Fengler Solf. Já o tema “A Transformação Digital na Pequena Propriedade Rural” foi abordada pelo gerente de Sustentabilidade da Souza Cruz, Paulo Fávero.

Olá Jornal