Setor de acolhimento da Prefeitura de Venâncio mantém encontros mensais

Olá Jornal
outubro26/ 2021

O Setor de Acolhimento e Atendimento para Imigrantes, Apátridas e Refugiados, da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, realizou nesta semana mais um encontro mensal do grupo de mulheres imigrantes. A programação neste mês, de acordo com a assistente social coordenadora do projeto, Sandra Andreia Mendonça Soares, aconteceu no pavilhão de eventos São Sebastião Mártir, integrando cerca de 20 mulheres. Na oportunidade, as participantes fizeram uma avaliação dos encontros e da importância de dar continuidade as ações. As participantes são mulheres vindas da Argentina, Colômbia, Equador, Haiti, El Salvador e Venezuela.

“O projeto tem como objetivo discutir as politicas públicas voltadas para os imigrantes, direitos dos imigrantes, bem como fomentar para que as mulheres participem dos espaços de controle social”, explica a coordenadora. Atualmente o programa tem cerca de 420 pessoas cadastradas, sendo a maioria de origem venezuelana. “As famílias migram do Amazonas, em Manaus e Roraima, em Boa Vista, para o município de Venâncio Aires com a expectativa melhores condições de vida”, destaca Sandra.

Para oportunizar a participação das mulheres, a assistente social explica ainda que o projeto desenvolve paralelamente, porém em ambientes diferentes, atividades pedagógicas com os filhos das mulheres, “É uma estratégia que tem como objetivo favorecer a participação das mulheres que não tem aonde deixar os filhos no momento do grupo. As estudantes Bruna Mariel Markmann, do Serviço Social e Simone Rodrigues dos Santos Chaves, do curso de Pedagogia, também trabalham no programa.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal