Sesc Venâncio terá Educação para Jovens e Adultos por EAD

Olá Jornal
fevereiro02/ 2022

A unidade do Sesc Venâncio Aires passará a oferecer Educação a Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) de forma gratuita. A novidade faz parte do projeto nacional lançado nesta terça-feira, 1º de fevereiro, que levará o ensino a 13 estados nas regiões Norte, Nordeste e Sul. O objetivo é dar oportunidade a jovens e adultos de cursar o Ensino Médio a distância gratuitamente e, ao mesmo tempo, obter uma qualificação profissional.

Nesta primeira fase, o Sesc EAD EJA oferece como qualificação profissional o curso de produção cultural. As inscrições vão de 1º a 20 de fevereiro e devem ser feitas pelo site www.sesc.com.br/ead. O início das aulas está previsto para março. No Rio Grande do Sul serão 34 polos, entre eles o de Venâncio Aires.

De acordo com a gerente da unidade local, Diane Araújo, o município contará com duas turmas uma delas presencial, na terça-feira à noite, e a outra sábado pela manhã, visando atender diversos públicos e suas necessidades. “Para nós, é uma alegria podermos incluir mais um serviço à disposição da sociedade, de forma gratuita, com muita qualidade e uma dinâmica diversificada,” avalia.

Além disso, Diane ainda ressalta que dados levantados em 2019 evidenciaram que aproximadamente quatro mil trabalhadores do comércio e serviços não tinham Ensino Médio completo, somente em Venâncio. “Nossa expectativa é de uma boa adesão local e regional, visto que este projeto busca atender pessoas de toda a região pela facilidade da realização na modalidade à distância, sendo somente um turno por semana presencial. É um curso de alta ludicidade, gameficado, interativo, entre outros diferenciais. O EJA Ensino Médio representa melhoria de trabalho e vida para muitos jovens e adultos”.

EDUCAÇÃO
O Sesc EAD EJA atende às orientações do Novo Ensino Médio que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com itinerários formativos focando nas áreas de conhecimento e na formação profissional. O projeto é realizado em parceria com o Senac, responsável pela plataforma de realização do curso. As aulas serão 75% em formato virtual e 25% presencial, com atividades que proporcionem o intercâmbio com ações de outras áreas.

O curso será desenvolvido em três semestres, com carga horária total de 1.200 horas. Poderão se inscrever pessoas com mais de 18 anos. No total, serão oferecidas aproximadamente 2.500 vagas e ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão do Ensino Médio com qualificação profissional.

FOTO: Guilherme Siebeneichler

Olá Jornal