Serviço Social da Uninter conhece projeto “Brasil sem Frestas”

Olá Jornal
setembro09/ 2019

O curso de Serviço Social da Uninter Venâncio Aires realizou na última quarta-feira, 04, um encontro do projeto “Brasil Sem Frestas”, que tem o propósito de utilizar caixinhas de leite nas paredes e forros de casas de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com a participação da pedagoga Djanice Nepomuceno Ferrari, que lidera o projeto em Santa Cruz do Sul, o grupo de alunos, tutores e lideranças sociais conheceu os benefícios do projeto que visa levar mais cidadania e conforto térmico às residências com vedação precária.

De acordo com a aluna que idealizou o encontro em Venâncio Aires, Rozeleia Ferreira da Silva, as experiências compartilhadas foram de grande valia para todos os presentes. “Além de comprovar a importância ambiental e social desse projeto, pudemos aprender na prática como higienizar, cortar e preparar as placas com caixinhas de leite”, relata.

As caixas tetra pak possuem quatro camadas de polietileno, alumínio e papelão, permitindo um isolamento térmico de até 8º C e oferecendo maior conforto aos ambientes. Com experiências bem sucedidas em várias cidades do Brasil, além de oferecer vedação aos ambientes, protegendo do frio, chuva, insetos e calor, o projeto retira do lixo milhares de caixinhas de leite, que levam até 200 anos para sua decomposição na natureza.

Com apoio da Sala Verde, a Uninter passa a contar com ponto de coleta de caixinhas de leite em Venâncio Aires. Inicialmente, as caixinhas irão abastecer o projeto em Santa Cruz do Sul para confeccionar as placas de isolamento. O grupo orienta que antes da doação, as caixas devam ser lavadas e secas para evitar mau cheiro e proliferação de bolor.

CRÉDITO: AI Uninter

Olá Jornal