Série aprofunda nas soluções para o contrabando de cigarros

Olá Jornal
dezembro30/ 2020

“Por que o cigarro no Brasil é taxado em 70% e no Paraguai em 18%? É essa diferença que alimenta a indústria do contrabando. Se tivéssemos impostos equivalentes, não teríamos tanto contrabando”. A afirmação do jornalista investigativo Mauri Konig permeia o debate sobre como solucionar o problema do contrabando de cigarros no Brasil e faz parte do episódio Soluções da mini série documental Cigarro do Crime, disponível no canal do YouTube do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP).

Produzida pela Vice Brasil em parceria com o FNCP, a série é uma continuação do longa homônimo e amplia a discussão sobre o impacto do mercado ilegal de cigarros no país, que apenas no último ano, movimentou para o crime organizado cerca de R$ 10,9 bilhões e causou a evasão fiscal de R$12,2 bilhões – esta foi a primeira vez que a evasão no setor superou a arrecadação tributária. O cigarro do crime já corresponde a 57% do mercado de cigarros no Brasil, segundo levantamento do Ibope de 2019.

CENÁRIOS
Com quatro episódios, Paraguai, Fronteira, Crime e Soluções, a mini série apresenta entrevistas e imagens inéditas que mostram como o Paraguai se tornou um produtor tão grande de cigarros, como o cigarro do crime chega ao Brasil e o trabalho incansável das forças de segurança para frear essa atividade criminosa e o tamanho do problema no país, que impacta não só o fumante, mas a sociedade de modo geral.

“É preciso tornar o cigarro nacional competitivo com relação à mercadoria vendida no Paraguai”, afirma Mozart Fuchs, delegado geral da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, no quarto episódio, que propõe o debate das soluções para o enfrentamento efetivo do crime de contrabando, que passam por ações de combate e repressão, pelo despertar da consciência na sociedade para reprimir o consumo deste tipo de produto, e, principalmente, pela tomada de medida por parte do governo para enfraquecer o produto ilegal.

“Nos últimos anos, vimos uma evolução no trabalho integrado nas fronteiras, resultado de medidas policiais e de cooperação entre Poderes, com programas e forças-tarefas nas áreas de inteligência, gestão e operacional. Porém, o contrabando de cigarros é um problema complexo e que não se combate apenas com ações de repressão. É necessário freá-lo frente os incentivos legais e econômicos hoje existentes”, aponta Edson Vismona, presidente do FNCP.

Os episódios ficam disponíveis gratuitamente no canal do FNCP no YouTube. Assim como o longa, contam com a direção de João Wainer, fotojornalista investigativo que mergulha fundo em temas complexos e que permeiam a sociedade brasileira.

FOTO: Reprodução/Vice/FNCP

Olá Jornal