Seminário Municipal da Erva-mate debate cultivo e incentivo ao setor

Integrando as ações desenvolvidas pela Prefeitura em comemoração ao mês do Município, a Secretaria da Agricultura realizou em conjunto com a Emater na tarde desta quinta-feira, 25, no Auditório do Sindicato Rural, o Seminário Municipal da erva-mate, abordando uma discussão técnica sobre a  cadeia produtiva da erva-mate.

No seminário foram explanadas algumas preposições e diretrizes apontadas no Seminário Regional da Erva-Mate, ocorrido em dezembro pelo Extensionista Engenheiro Agrônomo, Ilvandro Barreto, bem como, foram feitas análises do passado e planejamentos visando o futuro da produção, consumo e mantimento e resgate da cultura da erva-mate.

Segundo o Secretário de Agricultura, André Kaufmann, o propósito do Seminário foi discutir a questão da erva-mate e as soluções para os problemas que acerca a produção. “Nosso foco nesta tarde foi de junto a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais propor uma dinâmica, visando o debate sobre o incentivo e o mantimento da cultura no Município”, ressalta Kaufmann.

Para o vice-prefeito, Celso Krämer, é necessário que se mantenha o debate para buscar a conscientização e o incentivo a produção. “A erva-mate já foi fonte de renda de inúmeras famílias e hoje continua sendo, porém, é preciso que se mantenha a tradição e a manutenção da cultura, para que a matéria-prima e a cultura que faz do nosso município a Capital Nacional do Chimarrão jamais se perca e consequentemente não percamos nossa identidade”, conclui.

Guilherme Siebeneichler