Seminário Estadual sobre Trabalho Infantil reúne mais de 400 participantes em Venâncio Aires

Olá Jornal
junho08/ 2022

O Clube CTA recebe ao longo desta quarta-feira, 08, o 8º seminário estadual ‘Trabalho Infantil, Proteção Social e Aprendizagem Profissional’. A atividade é promovida pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI) e pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP). Mais de 400 pessoas participam da programação, que segue até o fim do dia.

Na abertura oficial do seminário, participaram representantes do poder público, judiciário e iniciativa privada. A proposta é de atualizar a comunidade e agentes da rede de apoio na proteção à criança, sobre a legislação e formas de eliminar casos de trabalho infantil.

Mais de 400 pessoas se inscreveram para acompanhar o seminário em Venâncio Aires

Durante a cerimônia de abertura do seminária, a coordenadora dos fóruns e auditora fiscal do Trabalho, Denise Brambilla González, destacou a importância de políticas públicas para combater o trabalho infantil. “Este é um espaço para debater exemplos, práticas executadas em outras regiões, e buscar modelos para a implementação de políticas públicas eficientes no combate ao trabalho infantil.”

O presidente do Sindicato Interestadual de Indústrias do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, lembrou que é preciso buscar alterantivas para ocupar jovens. “Desde 2008 as empresas do setor um compromisso com órgãos de fiscalização para combater o trabalho infantil. E desde 2016 com o Instituto Crescer Legal, buscamos encaminhar jovens para o mercado de trabalho. É preciso pensar ações para ocupar os jovens, no período em que não estão na sala de aula,” comentou.

O anfitrião do evento, presidente da CTA Continental, Eduardo Renner, afirmou na abertura que a empresa assumiu compromissos para contribuir na luta contra o trabalho infantil. “O seminário oportuniza a evolução dos processos, os participantes certamente sairão com a cabeça cheia de ideias, para ações que possam colaborar na luta contra o trabalho infantil,” afirmou.

Para o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), a situação do trabalho infantil é multifatorial e precisa de apoio dos serviços públicos, empresas e sociedade. “São vários fatores que levam ao trabalho infantil. É multifatorial, exigindo respostas complexas. Este seminário é um dia para se trabalhar ações para o futuro,” destacou.

A abertura do evento contou com apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, com os aprendizes da Fundação Pão dos Pobres. À tarde iniciou com o clipe “Lugar de Criança é na Infância” e com peça teatral de aprendizes do Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini de Porto Alegre.

Participam do evento representantes de Conselhos Tutelares da região, empresas do setor do tabaco, assistentes sociais, entidades sociais e representantes da saúde pública.

Olá Jornal