Semana será de pancadas de chuva na região

Olá Jornal
abril15/ 2019

A segunda-feira, 15, terá sol na região, porém, ao longo do dia, instabilidades avançam sobre o estado e provocam o aumento da nebulosidade e deixam as condições favoráveis para chuvas bem isoladas. As temperaturas se elevam e conferem uma tarde de calor e desconforto. A máxima alcança os 29ºC.

Na terça-feira, 16, áreas de instabilidade atuam sobre o território gaúcho e proporcionam um dia com muitas nuvens e pancadas de chuva. Mas, mesmo assim, também são esperadas aberturas do sol. As temperaturas ficam amenas a bem agradáveis, oscilando entre 17ºC e 23ºC.

Já na quarta-feira, 17, ainda pode ocorrer alguma chuva fraca na região, principalmente pela manhã. Porém, ar mais seco e frio ingressa sobre o estado e permite que o tempo melhore. Assim, o sol aparece acompanhado de nuvens em boa parte do dia. As temperaturas ficam amenas ao amanhecer e a noite. Já a tarde, será agradável.

A quinta-feira será de sol entre nuvens, sem chance de pancadas. As mesmas condições seguem na sexta-feira. O próximo fim de semana será de chuva e tempo nublado.

Chegamos à metade de abril e o ritmo atmosférico no Rio Grande do Sul ainda é o do verão. É o que explica tanto o sábado como o domingo terem tido pancadas localizadas de chuva em diversas regiões, efeito da combinação de calor com umidade que forma nuvens carregadas durante a tarde (convecção). O destaque principal fica para as ocorrências da tarde de sábado, quando se registrou intensa queda de granizo em alguns municípios.

Olá Jornal