Semana será de greve nas escolas estaduais, palestras e aulas públicas

Guilherme Siebeneichler
setembro17/ 2017

A greve dos professores mantém a mobilização no município. Aliado a paralisação, serão realizadas aulas públicas e palestras sobre a situação da educação no Rio Grande do Sul. Na última semana as mobilizações reuniram alunos e professores na praça matriz, e em atos de protesto em Porto Alegre.

Nesta segunda-feira, 18, representantes do magistério se reunirão nas escolas que já aderiram ao movimento grevista, buscando garantir a continuidade. Na terça-feira, 19, será realizada Plenária em Venâncio Aires, no auditório da Escola Cônego Albino Juchem (CAJ), a partir das 14h30min. O evento terá como tema: A relação entre o jornalismo e a luta pela Educação Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Participarão dos debates, os professores, Matheus Saraiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Patrícia Schuster, do departamento de comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Na quarta e quinta-feira ocorrem reuniões nas escolas estaduais de Venâncio e região. A semana encerra com palestra do jornalista Juremir Machado, na Unisc, quando também será realizada plenária da regional do Cpers/Sindicato. O evento ocorre no dia 23, às 19h.

Conforme a diretora do 18º Núcleo do Cpers/Sindicato, Marione Drebel, a mobilização mantém apoio dos estudantes e comunidade escolar. “Nossa categoria não irá mais recuar frente ao desrespeito desse governo. Entendemos que nossa luta é justa, só queremos nosso salário em dia e sem parcelamento. Continuaremos firmes e com o apoio da comunidade escolar que tem compreendido a humilhação que o governo Sartori está fazendo aos servidores públicos do Rio Grande do Sul.”

ESCOLAS EM GREVE

Escola Monte das Tabocas, Crescer, Cônego Albino Juchen, Adelina Konzen. Frida Reckziegel (ensino fundamental e Médio)

Sebastião Jubal Junqueira (greve parcial).

 

Guilherme Siebeneichler