Semana para enaltecer a Pátria em Venâncio Aires

Olá Jornal
setembro04/ 2019

Os próximos dias são de homenagens à Independência do Brasil, comemorado neste sábado, 07 de setembro. Há 197 anos o país virou uma nação livre e nos mostra que aquele dia de 1822 foi muito mais do que um fato político. A data projetou de forma visionária a transformação da colônia em um país gigante, livre e independente. Terra de riquezas naturais, povo vívido e cultura marcante. E é a natureza da nossa nação que ganha destaque nas programações da Pátria neste ano, em Venâncio Aires. Com a temática “Das Nascentes ao Chimarrão,” a programação na Capital do Chimarrão enaltece a proteção às águas e o ciclo da amizade a partir do mate amargo.

Durante a hora cívica na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 02, a presidente da comissão organizadora da Semana da Pátria destacou o tema deste ano em Venâncio. Alice Theis lembrou que a proteção a natureza também é um ato de amor à Pátria. “Patriotismo é a gente exercer plenamente a cidadania. É respeitar profundamente cada ser humano e tudo aquilo que está na natureza. Por isso o tema de Venâncio este ano lembra as nascentes e o chimarrão. A água que enche as nossas térmicas vem de mais de 200 nascentes que abastecem o Arroio Castelhano. E o chimarrão é o símbolo da amizade.”

A semana também é de reflexão, na opinião da coordenadora pedagógica, já que coloca em discussão a proteção das nascentes de Venâncio Aires. “Todos 71 mil habitantes vivem e bebem a água do nosso arroio. Isso tem um preço e precisamos protege-lo. Vamos cuidar, preservar e vamos continuar a matear com o coração,” destacou Alice.

DESFILE
O ponto alto da programação é o desfile cívico, que ocorre no sábado, dia 07 de setembro. A programação inicia às 8h30min na rua Osvaldo Aranha e deve reunir mais de 30 entidades, setores públicos e escolas do município. Durante o evento haverá o recolhimento de pilhas e resíduos eletrônicos junto ao palanque oficial na Travessa Pastor Menzel. O encerramento da programação da Semana da Pátria 2019 ocorre após o término do desfile, com a extinção do fogo simbólico pelas autoridades municipais.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 04 de setembro
Recepção ao Fogo Simbólico e hora cívica: Escolas da rede municipal, estadual, federal e particular de Venâncio Aires.

Quinta-feira, 05 de setembro
Recepção ao Fogo Simbólico e hora cívica: Escolas da rede municipal, estadual, federal e particular de Venâncio Aires.
Evento: Arte, Cultura e Recreação aberta às escolas de todas as redes de ensino do município e ao público em geral.
Local: Praça Henrique Bender (Travessa Pastor Menzel)
Horário: 8h30min e 14h

Sexta-feira, 06 de setembro
Recepção ao Fogo Simbólico e hora cívica: Escolas da rede municipal, estadual, federal e particular de Venâncio Aires.

Sábado, 07 de setembro
Evento: Desfile Cívico com a temática: ‘Das Nascentes ao Chimarrão’
Recolhimento de pilhas e lixo eletrônico com ponto de coleta na Travessa Pastor Menzel, atrás do palanque oficial
Local: rua Osvaldo Aranha
Horário: 8h30min

Guarda do Fogo Simbólico: Palanque Oficial até o final do desfile

Evento: Encerramento da Programação Oficial da Semana da Pátria 2019
Local: Rua Osvaldo Aranha em frente ao Palanque Oficial
Horário: Após o término do desfile

Olá Jornal