Semana para curtir a Feira do Livro com atrações online e presenciais para todos os públicos

Olá Jornal
outubro21/ 2020

A 21ª Feira do Livro de Venâncio Aires ganha as redes a partir desta quarta-feira, 21. O maior evento literário do município manteve as programações, mas adaptou as atividades frente as políticas sanitária em função do novo Coronavírus (Covid-19). Com a proposta de democratizar os acessos e ampliar atividades, o evento manteve atrações para todos os públicos e ganha destaque nas programações educacionais, com as aulas remotas.

A virtualização dos processos ganhou força na pandemia e foi a alternativa encontrada pela organização da feira, para manter as atividades. O mesmo ocorreu com outros eventos na região, como forma de marcar as datas e garantir que as edições fossem realizadas com adaptações e seguindo recomendações de órgãos de saúde. O evento é uma promoção da Prefeitura de Venâncio Aires, com parceria com o Serviço Social do Comércio e Serviços (Sesc) local.

Além das atividades online, algumas ações ocorrem de forma presencial. A realização desta edição, na avaliação da secretaria municipal de Educação, Alice Theis, é um conquista para a comunidade escolas e público venâncio-airense. “Quando iniciamos as discussões sobre realizar ou não, em função da pandemia, haviam dúvidas. Ao longo do período, as atividades virtuais conquistaram as programações, inclusive as atividades nas salas de aula. É um conquista realizar esta 21ª edição, com uma programação diversificada e uma patrona de renome nacional. Nossa cidade merece.” A secretária concedeu entrevista ao Olá Jornal antes de ser internada no hospital com suspeita de Covid-19, no último fim de semana.

Com o tema “Ler é para todos”, a festa da literatura tem como patrona a escritora gaúcha Martha Medeiros que participará da abertura oficial nesta quarta-feira, a partir das 19h30min na Fanpage oficial da Feira na rede social Facebook (@FeiradolivroVenancio).

AULAS
As atividades remotas da educação municipal contarão com atividades para acompanhamento das programações da feira. Além das programações oficias, a pasta municipal recomendou aos professores atividades com a temática envolvendo o evento literário e autores que estarão participando das atividades.

PRESENCIAL
A comunidade é convidada a participar ainda no próximo sábado, 24, da comercialização de livros presencial que ocorrerá em frente a Prefeitura de Venâncio Aires com as Livrarias Castelo, de Venâncio Aires e Kadernus, de Arroio do Meio, e Animação Cultural com Zé do Cordel. O local seguirá todos os protocolos de segurança em saúde determinados pelo Decreto Municipal devido a Pandemia do coronavírus.

Com uma programação variada que vai de live sobre literatura até show em estilo drive in, a edição de 2020 busca fortalecer a importância do hábito da leitura e os formatos e estilos de escrita. Na Fanpage é possível encontrar diversos personagens criados exclusivamente para esta edição que contam as formas das narrativas e a importância dos gêneros e da diversidade do pensamento.

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-feira, 21
9h30min – Live com a escritora Marô Barbieri – Infantil e Anos Iniciais
14h30min – Live com a escritora Eleonora Medeiros – Infantil e Anos Iniciais
19h30min – Abertura Oficial e bate-papo com a patrona Martha Medeiros

Quinta-feira, 22
9h30min – Live com os escritores Gustavo Melo Czekster e Gabriela Silva
14h30min – Live com Samuel Sodré – Infantil, Anos Iniciais, Maturidade Ativa e público em geral
19h – Noite das Rimas
20h30min – Bate-papo com escritores venâncio-airenses

Sexta-feira, 23
9h30min – Live com bate-papo com André Alves – Anos Finais e Ensino Médio
14h30min – Live com contações de histórias com Zé do Cordel – Infantil e Anos Iniciais
19h – Teatro com o Grupo UEBA – “O Incrível Caso do Sumiço das Letras”
20h30min – Live com a ONG Alphorria (Vozes Negras)

Sábado, 24
9h – Comercialização de livros em frente a Prefeitura de Venâncio Aires com as Livrarias Castelo, de Venâncio Aires e Kadernus, de Arroio do Meio, e Animação Cultural com Zé do Cordel
16h – Bate-papo com escritores venâncio-airenses
20h30min – Live com Thomas Lenz e banda

Olá Jornal