Semana do Meio Ambiente tem foco na separação do lixo doméstico

Olá Jornal
maio31/ 2022

De 4 a 11 de junho, com o tema “Recicle tuas atitudes”, acontece mais uma edição da Semana Municipal do Meio Ambiente de Venâncio Aires. A programação, voltada para escolas e público em geral, tem como objetivo principal a conscientização para a separação do lixo doméstico, já que o município adotou novo sistema de coleta seletiva e busca o incremento na “educação ambiental” da população.

Durante a semana, 19 escolas municipais receberão kits da “Coleta Seletiva”, com lixeiras para separação do lixo, jogos pedagógicos para trabalhar o tema em sala de aula e folders. Além disso, as crianças serão incentivadas a confeccionar brinquedos a partir de materiais recicláveis para a mostra de encerramento da Semana Municipal, dia 11 de junho, na Praça Matriz.

Para a abertura está previsto mutirão de limpeza do rio Taquari, em Vila Mariante, com voluntários da ação Viva Taquari Vivo. No mesmo dia abre, no site da Prefeitura, mais uma etapa de inscrições para interessados no programa de Compostagem Doméstica. Desta vez serão 151 composteiras para distribuição às famílias venâncio-airenses.

Outra novidade será o projeto Cidade + Verde. A Secretaria do Meio Ambiente vai disponibilizar, gratuitamente, mudas nativas para plantio no passeio público para aquelas pessoas que desejam arborizar suas calçadas. Lembrando que as duas ações, de compostagem doméstica e arborização do passeio público, podem render descontos no IPTU do final do ano através do programa IPTU Verde.

O encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente acontece no sábado, dia 11, com feira na Praça Matriz. Além de recolhimento de lixo eletrônico, vidros, feira de adoção de animais, serão expostos brinquedos confeccionados com materiais recicláveis pelas escolas do município.

Programação:
04/06
*Ação Viva o Taquari Antas Vivo, das 8h às 11h30, Vila Mariante.
*Abertura das inscrições do Programa de Compostagem Doméstica. Link disponível no site do Município.

06/06
*Início da distribuição de kits pedagógicos da coleta seletiva para as escolas municipais
*Início do projeto Cidade + Verde. Até 10 junho serão disponibilizadas à comunidade, mudas nativas para plantio no passeio público. Os interessados poderão retirar as mudas, de forma gratuita, na sede da Secretaria de Meio Ambiente.
*Coleta de vidros de conservas nas escolas municipais da área urbana

07/07
*14h Palestra sobre resíduos sólidos urbanos, no IFSUL.

09/06
*8h30 – Visita de alunos da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro à Usina de Triagem de Linha Estrela

10/06
*14hs – Encerramento da ação nas escolas municipais com avaliação, instalação de lixeira comunitária e distribuição de mudas nativas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Narciso Mariante de Campos, em Linha Tangerinas

11/06
*08h30 às 11h30 – Encerramento da Semana na Travessa São Sebastião Mártir. Coleta de “lixo eletrônico” e vidros; Mostra de brinquedos confeccionados com material reciclável; Feira de Adoção Amigo Bicho, entre outras.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal